Coletores para cigarros devem permanecer por 90 dias na cidade. Ao todo, são 195 bituqueiras em áreas comerciais e 81 em praias.
A Companhia Melhoramentos da Capital – Comcap começou a instalar nesta quarta-feira (27), em parceria com uma empresa privada, bituqueiras em Florianópolis. Ao todo, 276 recipientes próprios para cigarro serão colocados em praias e bairros.
O projeto, no entanto, tem validade de 90 dias. Até lá, a Comcap, que é uma empresa pública, diz ter a intenção em fazer uma licitação para dar continuidade ao modelo.
Algumas já foram instaladas no Centro. Nos próximos dias, será a vez de Jurerê ganhar as bituqueiras. A ideia é que em 15 dias sejam colocados todos os modelos de lixo do projeto piloto.
Em áreas comerciais, serão 195 bituqueiras fixas. Já nas praias, entre fixos e móveis, serão 81 coletores na Joaquina, Barra da Lagoa, Canasvieiras, Praia Mole, Ingleses, Lagoa da Conceição e Praia do Forte, além de Jurerê.
"Toda a bituca que for recolhida será encaminhada para coprocessamento, como combustível para a indústria cimenteira", explica o presidente da Comcap, Marius Bagnati.
Segundo o site G1 SC, a limpeza das bituqueiras ocorre com um equipamento especifico, que faz a sucção de bitucas conforme a demanda, informou a Comcap.