Nenhuma programação de Carnaval será realizada neste ano em Orleans. De acordo com a gerente do Departamento de Cultura, Andreza da Rosa, que assumiu o cargo há três meses, além da falta de tempo hábil para preparar tudo, a dificuldade financeira enfrentada não só a nível municipal também inviabiliza a realização.
“As verbas que eram destinadas aos municípios para o Carnaval estão sendo cortadas. Há outras prioridades que precisam ser vistas. Aproximadamente R$ 300 mil seriam necessários para a realização e isso não será possível neste ano e acredito que nos anos seguintes também será difícil”, afirmou. Assim como a maioria dos orleanenses, Andreza se recorda da antiga tradição carnavalesca com saudosismo.
“Sempre que chega próximo à data nos reunimos e nos lembramos de como era bom o nosso Carnaval. Por isso, sentimos a vontade de resgatar isso. Iremos nos reunir com os líderes dos blocos carnavalescos porque somente eles seriam capazes de saber se ainda há esta vontade e disponibilidade de retomar a festividade, pois o interesse desta nova geração também é fundamental. São vários os fatores que podem fazer com que as coisas não fluam mais como antigamente”, apontou.
Programação cultural mensal em Orleans
De acordo com Andreza, será feito um estudo sobre a possibilidade da criação de uma agenda com o objetivo de contemplar as manifestações culturais já existentes em Orleans. “Minha intenção é que todo mês tenhamos uma atividade diferente para valorizar e reconhecer os orleanenses que promovem a cultura aqui. São pessoas que, na maioria das vezes, trabalham sem retorno financeiro algum, apenas por pensar no coletivo. Contaremos com o auxílio de todos”, afirmou.