Lauro Müller comemorou seus 59 anos de emancipação político-administrativa e enche-nos de orgulho poder falar deste pequeno e nobre município, habitado por um povo trabalhador, ordeiro, feliz e hospitaleiro. Terra dotada de uma variedade de recursos naturais, culturais e históricos, além de ser emoldurada pela exuberante beleza da Serra do Rio do Rastro reconhecida como uma das mais encantadoras do mundo.
Surgiu na época da descoberta do carvão, servindo como marco para a história do Brasil por ser o primeiro município onde foi encontrado o carvão mineral, mola propulsora do progresso no país. Colonizado por imigrantes italianos, Lauro Müller destaca-se pela quantidade de recursos naturais com um interior repleto de rios, cachoeiras, desafios, paisagens de rara beleza.
O turismo religioso também é acentuado em função das encantadoras grutas e oratórios espalhados pelas comunidades do interior, além de festas religiosas, que resgatam as tradições das comunidades. Agricultura, mineração, vasto comércio de madeira, indústrias cerâmicas e uma diversidade de lojas movimentam a economia do município. Mesmo acompanhando os avanços tecnológicos que movem as indústrias do mundo todo, o município não abre mão da fabricação artesanal de vinhos, cachaças de vários tipos, queijos e derivados da cana de açúcar, que dão aos visitantes a oportunidade de saboreá-los, bem como leva-los para casa.
Além disso, a trajetória que conduz à desafiadora Serra do Rio do Rastro é cercada por paisagens inusitadas que proporcionam harmonia, encantamento e sossego interior, a quem por aqui passa. Embelezando o centro da cidade tem o Castelo Henrique Lage, construído em 1919, a mando do engenheiro Henrique Lage, para receber Gabriela Benzanzoni, uma cantora italiana pela qual se apaixonou.
Lauro Müller teve sua trajetória marcada por altos e baixos, mas sempre conseguiu superar as crises por ser habitada por um povo que não desiste diante das adversidades. Superou duas grandes enchentes passando por cima dos escombros e reiniciando a caminhada na busca de novos horizontes; as diversas crises vividas na mineração não foram barreiras para que alternativas surgissem e as pessoas se unissem superando os desafios; os problemas de ordem nacional, a exemplo dos que hoje afetam o país aqui também se refletem, mas nada tira a certeza de que Lauro Müller ainda é um bom lugar para se habitar.
Aqui vive um povo feliz, aqui se respira um ar puro, aqui estamos longe da violência que assola o país, aqui a paz é muito presente, ainda. Nossos jovens vêm buscando nas universidades o aperfeiçoamento dos conhecimentos, traçando novos horizontes para a realização pessoal e profissional o que, temos certeza, refletirá no desenvolvimento do município.
Lauro Müller teve sua trajetória marcada por ônus e bônus, talvez o primeiro supere em muito o segundo, mas tem grandes histórias de superação, o que muito orgulha o povo que nela habita. Pode não ser um município de destaque em nível nacional, mas tem seu nome gravado na história do país.
*Partes deste texto publiquei no DC em 2013.