Trânsito

Prazo de entrega das obras complementares da duplicação da BR-101 Sul é prorrogado

Foto: Marcelo Becker/DS

Foto: Marcelo Becker/DS

O prazo anteriormente previsto para o fim de fevereiro para a conclusão das obras complementares da duplicação da BR-101 Sul foi prorrogado para maio, incluindo o acesso ao túnel do Morro do Formigão e a Ponte Cavalcanti.

Antes, o Dnit/SC já havia prometido tentar concluir as obras até dezembro, para que esta temporada fosse sem gargalos na BR-101 Sul, mas depois o órgão informou que seria cumprido o prazo contratual – que é até fevereiro. Ontem, porém, o órgão federal responsável pela duplicação comunicou que o prazo será estendido.

“As alterações nos cronogramas das duas obras decorrem do longo período de chuvas durante os meses de outubro e novembro do ano passado”, justifica o Dnit, que se pronunciou através de seu núcleo de comunicação.

As obras em andamento, a Ponte Cavalcanti e o túnel do Morro do Formigão, estão compreendidas entre o km 337 e o km 339, na região de Tubarão. A equipe técnica do Dnit/SC afirma que durante o período de chuvas as obras de terraplanagem previstas para os acessos ao túnel do Morro do Formigão foram extremamente afetadas.

“Entretanto, atualmente esta fase encontra-se praticamente concluída com a liberação, antes das festas de fim de ano, de uma nova alça de ingresso ao túnel junto ao emboque Norte, que aliviou de forma significativa os congestionamentos previstos no local”, diz o comunicado do Dnit.

A Ponte Cavalcanti, por sua vez, teve interrompida a execução da última fundação, localizada no leito do Rio Tubarão, até que o rio apresentasse condições operacionais, após o intenso período de chuvas verificado. “Estes serviços, executados em dezembro, permitiram o início do lançamento das últimas vigas pré-moldadas atualmente em execução.”

A boa notícia é que o Dnit garante que apesar dos ajustes nos cronogramas destas duas últimas obras – tão aguardadas para a liberação de toda a BR-101/SC duplicada – ambas encontram-se em plena execução, com orçamento e empenhos garantidos para a conclusão de todos os serviços previstos.

Em julho, foi inaugurada uma das obras mais aguardadas da duplicação da BR-101 Sul, a Ponte Anita Garibaldi. A ponte custou R$ 774.369.322,71 e a construção foi feita durante três anos. Com 2,8 mil metros de extensão, tem os 400 metros da parte central suspensos por 60 cabos de aço.

A Ponte Cavalcanti e o túnel do Morro do Formigão são os últimos gargalos da BR-101 no Sul do Estado. Depois que a Ponte Anita Garibaldi foi inaugurada, os engarrafamentos passaram para o local onde o tráfego será feito através do túnel ainda não concluído, que depende da Ponte Cavalcanti para ser liberado.

Quando finalizada, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda-rodas (proteções laterais de concreto). A passagem receberá somente o fluxo de veículos no sentido Sul-Norte

Outros trabalhos

O lote de obras complementares conta com 5.875 metros de novas vias laterais, em seis trechos entre o km 300 e o km 329,9, uma nova ponte e adequação da ponte em que circula o fluxo de sentido Sul-Norte, no Rio Capivari (km 329,9), recomposição de 1.080 metros de pista no Morro do Formigão, construção de 3.080 metros de passeios públicos (calçadas), em vias laterais do bairro São Cristóvão, e a construção de uma passagem inferior para veículos no km 338,9, para acesso aos bairros Sertão dos Corrêas e Vila Cruzeiro, em Tubarão. O Dnit não apontou como está o andamento das obras menores, que também estão previstas no lote, o que foi questionado pelo DS.

Com informações do site Diário do Sul