Milhares de visitantes prestigiaram a SATC durante este final de semana em estande montado na 17º Festival Nacional do Camarão, em Imbituba. A reportagem do Portal Sul In Foco acompanhou o momento.
Os profissionais da instituição apresentaram os seis cursos técnicos que serão oferecidos a partir de fevereiro na cidade portuária: Eletrotécnica, Eletromecânica, Eletrônica, Informática, Administração e Secretariado.
Já na sexta-feira (15), primeiro dia do evento, diversas autoridades, professores e visitantes em geral prestigiaram o estande da Satc. “Sem educação, você não será um bom atleta e para ter o QI elevado precisa de uma boa educação. A Satc vem em um momento muito oportuno para o município de Imbitiba. Um passo muito grande para a juventude”, relata o ex-jogador e Campeão Mundial de Clubes pelo Flamengo, Antônio Nunes, o Lico.
Além de esportistas, professores e ex-dirigentes de instituições de ensino prestigiaram o momento. “Tenho certeza que Imbituba ficará muito melhor na preparação dos seus jovens para as futuras jornadas de trabalho que vão enfrentar. Para nós de Imbituba é uma satisfação”, afirma o ex-diretor de Proteção à Criança e ao Adolescente de SC e ex-vice-prefeito, Cadir Gaberlotto Cargnin.
Já a professora Marilda de Souza, enalteceu a importância dos cursos que serão oferecidos na cidade portuária. “Imbituba é extremamente carente no setor de educação. A instituição é bem vinda à cidade. O mercado necessita bastante destes profissionais. Cursos atuais e que a cidade não possui capacitação nestas áreas”, destaca.
“A importância destes cursos é fundamental. Nossos alunos estão buscando outras cidades enquanto poderiam se capacitar em Imbituba. Vou incentivar o máximo possível para que os meus alunos do supletivo façam estes cursos”, enaltece Ricardo José Fernandes, professor das áreas de Química e Física.
O ex-prefeito e criador da Festa Nacional do Camarão, Luiz Dário Rocha cursou em escolas técnicas e destacou a importância da disponibilidade dos cursos aos jovens de Imbituba e região. “É importante para a nossa cidade. Tentativas foram feitas. Já conversamos na Associação Empresarial, no qual sou diretor e também diretor da Facisc. São estas iniciativas que movem o nosso empresariado na busca de pessoas bem qualificadas para seus quadros de funcionários. Confesso que sonhei com este momento, com a vinda da Satc”, afirma.
O prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso, se mostrou entusiasmado com o convênio e já adiantou que a administração municipal tem a intenção de ofertar bolsas de estudo, fato este confirmado pelo Coordenador do Departamento de Cursos Técnicos – Ceitec, Ronaldo Augusto Pires.
“Imbituba está no grande desenvolvimento do porto. Gostaríamos que nossos alunos ficassem na cidade, como diversas famílias. O fornecimento de bolsas de estudo é parte do acordo”, destaca.
“Fomos muito bem recebidos pela comunidade e lideranças da cidade. O importante hoje é a educação, por isso estamos trazendo os cursos técnicos para proporcionar a qualificação aos jovens que estão concluindo o ensino médio. Quanto ao evento, é um dever estarmos aqui para receber os cidadãos de braços abertos e conhecer mais a Satc”, afirma a Coordenadora de Comunicação e Marketing na Satc, Ellen Cristina Martins Antunes.
Expansão pela Amurel
Além de Imbituba, outras cidades que integram a Associação dos Municípios da Região Lagunar, a Amurel, deverão contar em breve com os cursos técnicos da Satc.
“A sociedade nos acolhe bem e iniciamos as matriculas em Imbituba. Estarmos nesta vitrine a nível nacional é uma oportunidade de mostramos ainda mais a instituição”, ressalta o consultor educacional da Satc na Amurel, Antônio Tavares, o Tontom.
“Vamos iniciar as atividades em fevereiro em São Ludgero e Imbituba. Nesta última cidade, há uma necessidade muito urgente em função do porto e o número de indústrias que estão se instalando às margens da BR-101. Braço do Norte se mostrou interessado e estamos conversando. A intenção é iniciar as atividades no segundo semestre com o ensino técnico, após a conclusão de todos os trâmites. Em Capivari de Baixo, dependemos do Plano Diretor e as tratativas continuam”, destaca Tontom.
[soliloquy id=”165489″]