Geral

Prefeito vai parar em relação de devedores do IPTU

Foto: Renata Rocha

Foto: Renata Rocha

A prefeito de Araranguá, Sandro Roberto Maciel, estava inadimplente até terça-feira (12) com o IPTU do município, no Sul do estado. Conforme o procurador-geral do município, Marcos Pizzolo, ele quitou o débito de 2014 ao saber que estava devendo.

Outros 20 mil processos de falta de pagamento estão registrados na cidade, que tem cerca de 60 mil habitantes. O total devido ao município pelos inadimplentes chega a quase R$ 50 milhões.

"O prefeito estava na lista dos inadimplentes divulgada em dezembro. Entretanto, o documento de citação de medida judicial demora alguns dias para chegar na mão do devedor. Ele quitou assim que soube da dívida, sem ter recebido o documento", conta o procurador.

O valor da dívida era de R$ 2,8 mil. "Na época o prefeito estava fazendo uma reforma na casa dele, no muro, e com isso acabou não vendo o carnê na caixa de correio particular. Ele é, como todos nós, atarefado, tem uma vida corrida, a primeira dama geralmente trata destes assuntos, mas também está sempre envolvida em assuntos sociais", disse o procurador, em nome da prefeitura.

Conforme Maciel, o próprio prefeito foi a Florianópolis em 2015 para firmar uma parceria com o Tribunal de Justiça (TJ) para a cobrança mais rápida dos inadimplentes do município. Com isso, foi criado um sistema em que, a cada fim de ano, são feitas ações judiciais para aqueles que no ano anterior não pagaram o IPTU.

No município, além da entrega do carnê do IPTU pelo correio, também é possível emitir segunda via do documento via internet.

G1 SC