O prefeito interino de Braço do Norte, Emerson Machado Fernandes, o Mano (PMDB), assinou na tarde desta sexta-feira, 15, um convênio com a Associação Empresarial do Vale do Braço do Norte (Acivale), para a implantação do Programa de Desenvolvimento Local (DEL).
O DEL, desenvolvido pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. "A oficialização e assinatura do convênio são os primeiros passos para a efetivação do projeto que, comprovadamente, já deu certo em outros municípios. Em breve, três consultores entrevistarão cerca de 90 pessoas, de variados setores e, com isso, farão um raio-x dos pontos positivos e negativos do município. O que dá para aprimorar? O que precisa ser feito para desenvolver Braço do Norte? É isso que saberemos e, com esse diagnóstico poderemos planejar a cidade para o futuro", explica o presidente da Acivale, Roberto Michels.
Para o prefeito interino, o convênio dá um rumo diferente para Braço do Norte. "Este convênio assinado hoje será efetivo no crescimento do município. Ele é coletivo e tem sua continuidade assegurada", comenta Mano. Ele lembrou ainda que a Câmara de Vereadores realizou uma sessão extraordinária para a apreciação do convênio, dando condições para que ele fosse celebrado.
O objetivo do DEL é que parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalhem coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego.
Além disso, os municípios são replanejados com projeção de 20 anos à frente, da adequação das leis à análise econômica, melhorando a qualidade de vida nos centros urbanos e rurais, favorecendo a atração de investimentos, aumentando a capacidade de desenvolvimento aliando perspectiva econômica e qualidade de vida da população de forma sustentável a médio e longo prazo, fortalecendo a parceria entre o setor público e privado e melhorando a credibilidade dos conselhos de desenvolvimento municipais.
Quem quiser obter outras informações sobre o projeto pode entrar em contato com a Acivale.
O ato correu no gabinete e contou com a presença de representantes da entidade.
Fim do mandato
Encerra na segunda-feira, 18, o período de Emerson Machado Fernandes, o Mano (PMDB), como prefeito interino. Ele entregará o cargo ao vice-prefeito, Charles Bianchini (PSD), às 12h30min.
Para Mano, a primeira experiência como prefeito foi incrível. "Eu tinha três objetivos principais para esses dias: realizar a limpeza do córrego Santa Augusta, assinar o convênio com a Acivale para a realização do Programa de Desenvolvimento Local (DEL) e fazer a reforma da ponte do bairro São Basílio", comento o prefeito interino.
Segundo ele, os dois primeiros foram alcançados, porém, o último, infelizmente, não foi possível. "O orçamento para refazer a ponte é de R$ 300 mil e com a expectativa de movimento de veículos que deve passar por ali quando o trânsito for alterado, um simples reparo seria apenas um paliativo, já que com certeza desmoronaria novamente. Assim, vamos em busca de recursos para que a ponte seja refeita, finalizando o transtorno causado". A estrutura da ponte também acaba represando o fluxo de água do córrego Santa Augusta, prejudicando a escoação da água.
Mano, que retorna para a Câmara de Vereadores como presidente da mesa diretora, aproveitou para agradecer o incentivo e a colaboração de cada um. "Retorno à Câmara muito realizado e, com certeza, empolgado para trabalhar sempre mais pelo município".
Colaboração: Suham Dellatorre/Sul in Foco
[soliloquy id=”165395″]