A intenção é resgatar os antigos carnavais das escolas, onde a folia era realizada nas ruas do Centro Histórico.
Com determinação e amor pelo Carnaval, as cinco escolas de samba de Laguna irão promover o tradicional pré-carnaval no Centro Histórico a partir de hoje e segue até o próximo dia 3, na rua Raulino Horn.
As escolas Democratas e Xavantes vão abrir o evento. A intenção, conforme o secretario de turismo, Iberê Aguiar, é resgatar os antigos carnavais das escolas, onde a folia era realizada nas ruas do Centro Histórico. A prefeitura irá disponibilizar toda a estrutura, como carro de som, iluminação, segurança e limpeza.
Conforme o site Notisul, os tamborins começam a tocar às 22 horas. As agremiações irão trazer os sambas-enredos já definidos no ano passado – que não ocorreu em função de problemas na prestação de contas da Liga das Escolas de Samba.
A Escola Xavante, vice-campeã de 2013, vai apresentar o título "Kéramos", sobre a indústria cerâmica do sul de Santa Catarina. A Vila Isabel, "A diversidade da energia que move o mundo". A Escola Democratas, campeã de 2013, tem como tema "Trem da imaginação – Um passeio por Gramado". Brinca quem pode, "Vinho, um néctar dos deuses". Nas segundas-feiras não terá batuque das baterias no Centro Histórico. A organização é da Liga com apoio da prefeitura, por meio da secretaria de turismo, e contribuição da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Associação Comercial e Industrial de Laguna – Acil e Sincaval para confecções de camisetas para os integrantes das entidades carnavalescas.
Programação
Na sexta-feira de Carnaval, as escolas irão desfilar na avenida Gustavo Richard para lembrar como foi o início da festa de rua na cidade, décadas atrás. De acordo com os representantes da Liga, não terá disputa de primeiro lugar. A folia dos blocos começa no dia 30, com o bloco Abre Alas. No dia 4, ocorre o tradicional Baile das Bonecas na Praça Souza França. No dia 5 começa o circuito dos blocos na Beira-Mar e também o Carnaval nas comunidades. Na atração mais famosa da festa de Momo, o Bloco da Pracinha, são esperadas mais de 500 mil pessoas no domingo.