Política

Rejeitado projeto de criação da Secretaria de Segurança, em Criciúma

Diante de protestos, o Projeto de Lei 037/15, que dispõe sobre a extinção da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC) e a criação da Secretaria de Segurança Pública, entrou em votação na Câmara de Vereadores de Criciúma na noite desta terça-feira. Com seis votos contrários, o projeto foi rejeitado. Para que a criação da secretaria fosse aprovada, o projeto do Executivo precisava de 12 votos favoráveis, mas obteve apenas 11.

Para o vereador Moacir Dajori, o PSDB é contra a criação da pasta por acreditar que a prefeitura de Criciúma pode virar um “cabide de empregos”. Ele lembra que a obrigação de assegurar a segurança da cidade é o governo de Santa Catarina. “A prefeitura precisa pressionar o secretário de Segurança para enviar policiais para a cidade. Também acreditamos que o custo da criação de uma secretaria não pode ser pago por uma prefeitura que não tem dinheiro para a saúde e para a educação”, destaca.

Em contrapartida, o líder do governo na Câmara, vereador Itamar da Silva, acredita que a Casa perdeu uma grande oportunidade de aprovar um projeto importante para Criciúma. “Meses atrás tivemos vereadores reclamando na tribuna que seus bairros não eram mais seguros. Hoje votaram contra. A secretaria é um pedido da população, e não teria o custo maior do que o da ASTC”, alega.

Antes do início da votação (que não foi eletrônica por problemas técnicos), Itamar da Silva pediu que o regimento da Câmara fosse cumprido e que cada vereador fosse chamado pelo nome e desse o voto individual e em voz alta. Lideranças partidárias e comunitárias, além de representantes da Guarda Municipal (GM) acompanharam toda a votação, e vaiaram os vereadores que foram contra a criação da pasta.

Confira os votos de cada vereador

Antônio Manoel (PMDB) – Favorável

Camila Nascimento (PSD) – Contra

Dailto Feuser (PSDB) – Contra

Daniel Costa de Freitas (PP) – Favorável

Edson Aurélio (PSDB) – Contra

Ezio Jevis Manoel (PDT) – Favorável

Itamar da Silva (PROS) – Favorável

José Carlos Mello (PT) – Favorável

José Paulo Ferrarezi (PMDB) – Favorável

Julio Cezar Colombo (PP) – Favorável

Moacir Dajori (PSDB) – Contra

Ricardo Fabris (PSDB) – Contra

Salésio Lima (PSD) – Contra

Sírio Cirimbelli (PP) – Favorável

Tati Teixeira (PSD) – Favorável

Tita Beloli (PMDB) – Favorável

Vanderlei José Zilli (PMDB) – Favorável

Outros assuntos na pauta

Durante a Sessão Extraordinária desta terça-feira, o presidente interino Ricardo Fabris fez a leitura da carta de renúncia da mesa diretora em exercício em 2015. Uma nova eleição será realizada na quinta-feira, dia 14, e logo em seguida deve ocorrer a posse da nova chapa. O vereador Daniel Freitas aproveitou a oportunidade para protocolar, nesta noite, a chapa encabeçada por ele. 

Amanda Garcia Ludwig – Engeplus

[soliloquy id=”164989″]