Economia

Trabalhadores da Cooperminas retomam atividades

Mineiros voltaram ao trabalho na noite desta segunda-feira

Foto: Marcelo de Bona / Portal Engeplus

Foto: Marcelo de Bona / Portal Engeplus

Após 24 horas de paralisação, os mineiros da Cooperminas retomaram as atividades na noite desta segunda-feira. Desde as 21 horas de domingo, apenas os serviços essenciais de manutenção estavam sendo realizados na mina.

Conforme a comissão formada por seis mineiros, a qual foi eleita pelos trabalhadores e aprovada em reunião do Conselho Deliberativo no último dia 30 de dezembro, a paralisação foi realizada com a intenção de esclarecer os motivos de uma liminar ter inviabilizado uma assembleia extraordinária, agendada para o último sábado, que tinha o objetivo de destituir a atual diretoria, eleita em 2014.

Nesta segunda-feira, a comissão de trabalhadores, assim como centenas de mineiros, permaneceu no pátio da empresa aguardando os representantes da diretoria da Cooperminas para buscar esclarecimentos. Porém, sem sucesso.

Com isso, os mineiros decidiram não deixar mais a atual diretoria entrar no escritório da empresa. A partir desta segunda-feira, a comissão de trabalhadores pretende permanecer à frente das negociações da mina.

Problemas financeiros

Ainda segundo a comissão, desde o início de 2015, a Cooperminas está passando por um momento delicado financeiramente. Atualmente, os trabalhadores estão com dois salários e meio atrasados, além do 13º e das férias.

Cerca de 50 trabalhadores foram despedidos nos últimos meses e também não receberam as suas verbas rescisórias. A Cooperminas ainda está enfrentando problemas para pagar os seus fornecedores.