Muitas pessoas acreditam que não existe necessidade da construção da travessia no local escolhido.
O anúncio dos representantes da prefeitura de Tubarão do projeto da quinta ponte de concreto sobre o Rio Tubarão, no fim da última semana, dividiu a opinião dos moradores da cidade. Muitos acreditam que não há necessidade da obra no local escolhido. A grande expectativa dos moradores era de uma ponte que pudesse ligar a Cidade Azul com o município de Capivari de Baixo.
De acordo com o presidente da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos em Tubarão, Ney Francalacci, para a construção será necessário um estudo diário e minucioso para que não ocorram possíveis deficiências. “Em pontes não é recomendável semáforos e nem mesmo rótulas, pois os que trafegam nelas têm sempre a preferência. Não podemos cometer os mesmo erros, por exemplo, ocorridos na Dilney Chaves Cabral, de um estrangulamento na rua Lauro Müller, e o da Manuel Alves dos Santos, no Morrotes”, alerta.
Conforme o empresário Fábio Marques da Silva, a obra será bem vinda, contudo a ponte que ligaria os municípios vizinhos seria mais benéfica e desafogaria o acesso norte à Tubarão. “A primeira impressão, neste caso a de turistas, é a que fica. O trânsito nestas imediações está um caos”, aponta.
O projeto de construção da ponte está quase finalizado. O traçado previsto para a obra é de 150 metros. A obra está orçada entre R$ 6 e 7 milhões. A estrutura será localizada entre as ruas Oswaldo Cruz (antiga agência do Besc – hoje Banco do Brasil) na margem direita, com a Luís Pedro de Oliveira, na margem esquerda, no bairro Dehon.
O que diz o gestor municipal
Conforme o prefeito Olavio Falchetti, embora seja um processo tecnicamente complexo, a intenção é lançar a licitação o mais breve possível. “Existe projeto cadastrado junto ao Governo Federal para firmar convênio, mas pretendemos realizar a obra com recursos próprios, caso não haja êxito nessa iniciativa”, afirma.
Pontes na cidade
Existem cinco pontes de concreto em Tubarão, três centrais em sentido único, e outros projetos de construção de travessias, um deles antigo, que ainda não saiu do papel e que uniria a Cidade Azul e Capivari de Baixo, a chamada Ponte da Integração.
O projeto
Conforme o site Notisul, projeto final será elaborado pela secretaria de urbanismo. A nova ponte do Centro contará com 16,8 metros de largura, dois passeios, uma faixa para ciclovia e iluminação em duas alturas (uma para carros e outra para pedestres). A via terá duas pistas em dois sentidos.