Política

Ministério Público pede cassação de mais dois vereadores e uma suplente em Lauro Müller

Já se somam quatro pedidos de cassação feitos nos últimos dias pelo MP, sendo todos os envolvidos do PMDB

A promotora da Comarca de Lauro Müller, Claudine Vidal de Negreiros da Silva, registrou na tarde desta sexta-feira (14), na Justiça Eleitoral da 23ª Zona, em Orleans, três solicitações de investigação judicial pedindo a cassação ou a aplicação de multa contra dois vereadores eleitos e uma suplente.

Manoel Jades Izidório (PMDB), Heloisa Ramos Gasola (PMDB), ambos eleitos no último pleito eleitoral, e a suplente de vereador Ema Hofmann Benedet (PMDB), deverão ser notificados nas próximas horas para, no prazo de cinco dias, preparar e apresentar suas defesas, conforme o despacho do juiz Lírio Hoffmann Junior.

Com mais estes três processos, protocolados nesta tarde, somam-se quatro pedidos de cassação feitos pelo Ministério Público. O outro caso trata-se do vereador eleito José Artur Fernandes, também do PMDB, e que teve o processo de cassação registrado no último dia 7 de dezembro. Este último, já deve ter sido notificado pela Justiça Eleitoral.

De acordo com a promotora, o Ministério Público possui provas que durante o período eleitoral foram ofertadas por estes candidatos, em troca de votos, cirurgia vasculares (varizes), medicamentos, e inclusive dinheiro. Além de compra de votos, o Ministério Público acusa os quatro envolvidos de abuso do poder econômico, político e autoridade, pedindo a cassação dos seus registros, cassação dos diplomas, perda dos mandatos e declaração de inelegibilidade.

Também respondem a processos na justiça eleitoral por compra de votos a vereadora eleita, Soraya Cúrcio Librelato (PSD), com seis processos, e José Antonio De Bettio (PSDB). Nestes dois casos, o juiz Lírio Hoffmann Junior, agendou para o dia 4 de fevereiro de 2013, a tomada de depoimento dos réus envolvidos.

Veja também:

–>> Três vereadores eleitos em Lauro Müller enfrentam ações na justiça eleitoral