Um casal de argentinos foi presenteado com a honestidade de trabalhadores da empresa de coleta de lixo de Navegantes neste início de ano. Receberam de volta R$ 18 mil e US$ 60 dólares que haviam jogado, sem querer, no lixo. O dinheiro era a economia que mantinham desde que se mudaram para o Brasil.
Eder Bodenmuller, gerente da empresa Recicle em Navegantes, conta que o casal abordou o caminhão de lixo em desespero, no dia 3 de janeiro. Pediram para ver o conteúdo do que havia sido recolhido e disseram que haviam perdido documentos. O motorista, Laucimar Moreira, respondeu que era impossível abrir a carga, mas prometeu que olharia o conteúdo quando fosse descarregá-lo e seguiu viagem.
Mais tarde, encontrou de novo com o casal e algo lhe incomodou:
"Ele resolveu parar e perguntar como era o que eles haviam perdido, e o casal então disse que eram suas economias. O dinheiro estava no fundo falso de uma bolsa, e eles acabaram jogando fora sem querer, quando limpavam a casa", conta Eder.
Sensibilizado, o motorista decidiu que faria o que estivesse ao seu alcance para encontrar a bolsa. Junto com os colegas de coleta, Carlos Duarte, Kervin de Souza, Gilberto Fabiano e Jailson Moreno, arregaçou as mangas. O grupo revirou as sacolas em busca da bolsa perdida, e a encontrou.
O dinheiro foi contado, e devolvido em casa para o casal de argentinos, que os pagou uma recompensa.
Cada um dos funcionários da coleta de lixo recebe cerca de mil reais por mês, conforme o site ClicRBS.