Por meio da transpiração o ser humano perde muita água e a ingestão de líquidos é necessária para essa reposição.
O calor não dá trégua na região nesta semana. Os dias quentes são um perigo para as pessoas que não se alimentam de forma adequada. Ao meio-dia desta terça-feira uma adolescente de 16 anos passou mal enquanto voltava da escola em Criciúma. Ela foi atendida por populares e colegas. Um motorista parou para socorrê-la e a levou até uma unidade de pronto atendimento. De acordo com colegas, ela disse que não havia lanchado no intervalo da aula.
Para a nutricionista Michele Biff, este é um típico caso de hipoglicemia. “Sempre, mas principalmente no verão e em dias de muito calor, é importante que nos alimentemos de maneira adequada e a cada duas ou três horas”, ressalta ela. “O nível de glicose no sangue da garota deve ter baixado e ela passou mal porque estava sem se alimentar a mais de quatro horas”, completa.
Apesar de ser uma atividade sem aparente esforço físico, as aulas requerem muito do organismo. “Estudando também perdemos muitos sais minerais e água durante a transpiração. Por isso deve-se evitar exposição ao sol e recomenda-se o uso de roupas leves”, destaca a nutricionista.
Mesmo sem sede – Por meio da transpiração o ser humano perde muita água e a ingestão de líquidos é necessária para essa reposição. “Não temos que tomar água só quando sentimos sede, porque a sede mostra que já está faltando no organismo. Para repor esse líquido faltante pode-se tomar água, sucos naturais e até água de coco”, conclui Michele Biff.
Engeplus – Nícolas Martins