A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, iniciou na manhã desta sexta-feira (8), os trabalhos para a instalação de uma subestação de energia elétrica ao lado do prédio da Prefeitura, no bairro Santa Bárbara, em Criciúma. Diversos profissionais já trabalham no local, eles estão escavando aproximadamente 1,5m em 48 m² para a colocação da nova estrutura.
Segundo o prefeito Márcio Búrigo, que acompanhou o início dos trabalhos, esta é a primeira etapa para que os serviços de reconstrução possam ser realizados no prédio do Paço Municipal. “Sabemos da importância dessa subestação para que os trabalhos sejam efetivados. A partir de agora estaremos cobrando celeridade ao processo de instalação desses equipamentos e restauração da prefeitura. A instalação de uma subestação contribui para que possamos construir a Prefeitura de Criciúma de forma mais moderna e segura, já que na antiga estrutura não tínhamos algo nesse sentido”, explica o prefeito.
A previsão dos profissionais é que os serviços fiquem prontos até a próxima terça-feira (12). Após isso, em aproximadamente 15 dias, a empresa vencedora da licitação inicia os trabalhos para a construção da subestação e em seguida, após a finalização de outros processos licitatórios, a reforma do prédio da prefeitura.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, André De Luca, a Administração trabalha para acelerar os processos restauração do prédio. “A subestação é uma das etapas mais importantes no processo de reconstrução da prefeitura de Criciúma. Ela permite a continuidade dos demais serviços com segurança. Além disso, a instalação da subestação garante segurança a fim de evitar outros acidentes no futuro”, relata o secretário.
Os projetos de reconstrução do Paço Municipal Marcos Rovaris já estão todos concluídos e todas as licitações estão sendo encaminhadas. “Já temos boa parte dos recursos garantidos, oriundos de convênios com o Governo do Estado de Santa Catarina e emendas parlamentares de deputados. Vamos correr atrás dos poucos recursos que ainda são necessários. Nossa meta é devolver a Prefeitura de Criciúma para a população nesse ano. Sabemos que alguns processos são lentos, por conta da burocracia, mas a ordem geral é trabalhar e iniciar a restauração do prédio o mais rápido possível”, enfatiza o prefeito Márcio. “Queremos acabar com todos os transtornos que a população vem enfrentando por conta da falta de estrutura, embora nossos servidores não estejam medindo esforços para oferecerem serviços eficientes e de qualidade ao cidadão criciumense”, completa.
Colaboração: Milena dos Santos/Secom