Após lançamento oficial em agosto e o sucesso do Festival Sabores de Criciúma, realizado de 4 a 22 de novembro, primeira grande ação da entidade, a Via Gastronômica Criciúma foca no planejamento estratégico de ações para 2016.
Entre as metas para o início do próximo ano estão o fortalecimento do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Sul Catarinense (SHBR), a inclusão de novos eventos no calendário da entidade, bem como a capacitação de mão de obra para o segmento. “Já estamos em contato com instituições de ensino profissionalizante da cidade para a criação de cursos na área de gastronomia, como auxiliar de cozinha, pizzaiolo e formação de garçons, por exemplo. A falta de mão de obra qualificada é um dos gargalos do ramo, o que impacta diretamente no atendimento”, explica a diretora de planejamento da Via Gastronômica Criciúma, Alessandra Silva.
Palestras, treinamentos, além de um diagnóstico empresarial individual para cada um dos restaurantes associados também estão em fase de estudo. Outra prioridade para 2016 será a captação de novos associados. “Já estamos com uma lista de mais de 10 restaurantes interessados em fazer parte da Via Gastronômica Criciúma, inclusive de outros municípios. Queremos unir cada vez mais forças em prol da profissionalização do segmento”, afirma o presidente da entidade Jamal Abdallah.
Com relação aos eventos, o Festival Sabores de Criciúma seguirá como carro-chefe, mas a possibilidade de um festival de inverno já está em debate, com realização no mês de junho. O departamento de marketing da associação também já atua na formatação de um guia gastronômico para a cidade para informar aos turistas e a população em geral todo o potencial do ramo. “Ainda temos muito trabalho pela frente, mas já estamos felizes com os primeiros resultados obtidos. A Via Gastronômica Criciúma é uma realidade e veio para mostrar que a iniciativa privada também pode contribuir, e muito, para o desenvolvimento de nosso município”, comemora a diretora Ariane Scheffer.
Colaboração: Caroline Bortot / Comunicação Via Gastronômica Criciúma