O Praia Acessível, projeto que rompe barreiras e dá às pessoas com necessidades especiais a oportunidade de também tomar banho de mar, foi aberto neste domingo e completa sua terceira edição no Balneário Rincão. São oferecidos, a partir de hoje, banhos com a cadeira anfíbia e surf adaptado, proporcionando acessibilidade a todos. Outras atividades como vôlei sentado e tênis foram realizadas próximos ao Posto de Guardas-Vidas 1.
O prefeito Décio Góes parabenizou os participantes do projeto. “É imprescindível a participação de todos para a colaboração de serviços como esse, que beneficiam a todos”, disse.
Segundo um dos coordenadores do projeto, Tiago Marangoni, o objetivo é possibilitar a entrada de todos no mar. “É muito emocionante, o projeto foi criado para quebrar barreiras e transformar vidas”, afirmou.
A ação visa proporcionar atividades seguras para pessoas com dificuldades de locomoção, através da cadeira anfíbia e do surf adaptado. Todos os trabalhos são supervisionados pelas equipes do Corpo de Bombeiros Comunitários.
“Uma emoção diferente”. Foi assim que a professora aposentada Rindalta de Oliveira definiu seu banho de mar. Com problemas no joelho, ela participou pela primeira vez do surf adaptado. “Já tinha participado do banho na cadeira e pela primeira vez consegui ficar de joelho em uma prancha, foi muito gratificante”, contou emocionada.
O projeto segue no Balneário Rincão diariamente das 9h às 11h e das 15h às 18h e é uma parceria desenvolvida pela Administração Municipal, Cruz Vermelha, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Comunitários, Policia Civil e conta com a colaboração do grupo de voluntário Ação Mais, Vida Ativa São José, Judecri, Advisul e Escola de Surf Rincão Radical.
Colaboração: Giovane Marcelino