Um dos projetos é para abrir crédito suplementar no valor de R$ 2,5 milhões
Os vereadores de Orleans foram surpreendidos na sessão dessa segunda-feira (10), com um pacote de projetos do Executivo Municipal. Restando poucos dias para encerrar o ano e o mandato da atual administração, os parlamentares orleanenses terão que agilizar as discussões se quiserem limpar a pauta da Casa, antes do recesso de fim de ano. Ao todo, foram protocolados na Câmara, cinco projetos.
Um dos projetos que já gerou polêmica solicita autorização para abertura de crédito suplementar no valor de R$ 2,5 milhões. O assunto foi comentado principalmente pelo vereador Osvaldo Cruzetta, durante sua manifestação na Tribuna.
O vereador Vá (PP) aproveitou a presença de membros do Coral Hermelinda Pfützenreuter, para comentar sobre o Projeto de Lei que pretende municipalizar o coral. “Essa ideia é importante porque abre o coral para que mais pessoas possam participar dele. Com essa municipalização o coral terá mais facilidade para obter recursos financeiros, até porque já fica firmado no orçamento do município a receita que vai ajudar na sua manutenção”, destacou.
Informou que no final da tarde desta segunda-feira (10) manteve conversa com o presidente do PMDB de Orleans, Cristóvão Crocetta e que ele teria lhe repassado que conversou com o presidente do Deinfra, Paulo Meller, sobre os pedidos de lombadas para as rodovias que cortam o território de Orleans, próximo aos loteamentos Nova Orleans e Tototo. “Na conversa Meller disse que muito em breve as lombadas serão construídas”, completou Vá, acrescentando que foi recomendado por Meller um abaixo assinado para reforçar o pedido do vereador Mario Coan, aprovado na sessão doa dia 3 de dezembro, para a construção de um trevo alemão na entrada para a comunidade de Seis Marias.
Vá finalizou sua participação na Tribuna, comentando sobre o pacote de projetos enviados a Câmara pelo prefeito Jacinto Redivo nesta reta final de mandato. “Teremos uma semana de muito trabalho nas comissões para analisar todos esses projetos e ver o que devemos ou não aprovar. Já vou adiantar que não concordo com o projeto de suplementação de verba, no valor de dois milhões e meio de reais, da forma como ele está. É preciso que o prefeito desmembre por áreas que são prioridade”, ressaltou.
Valdemir Furlan, o Néca (PSDB) participou da sua última sessão, já que o período de licença de 60 dias da titular, Suzelei Brighenti Padilha, terminou. O vereador aproveitou para agradecer a nova oportunidade que teve de ocupar a cadeira na Câmara. Felicitou o Unibave que vai inaugurar nesta quarta-feira (12), em Orleans, o primeiro Hospital Veterinário da região. Encerrou desejando um feliz Natal e Ano Novo de paz a todos os orleanenses.
Mario Coan (PSDB) falou do Projeto de Lei do Orçamento do Município para 2013 que tramita na Casa. “Esse projeto prevê uma receita e despesa de aproximadamente sessenta milhões de reais. Eu já emiti um parecer prévio sobre o projeto. Chamamos aqui alguns técnicos da prefeitura para esclarecer algumas duvidas, porém não ficamos satisfeitos com as informações repassadas. É preciso que eles justifiquem o crescimento de aproximadamente trinta e sete por cento, em comparação com o atual orçamento”, enfatizou, informando que está abrindo prazo para a apresentação de emendas ao projeto.
Mario Coan disse que está tentando abrir a discussão sobre o orçamento para a comunidade também opinar. “No ano passado nós fizemos isso. Muitas pessoas participaram e elencaram obras que não foram realizadas, como por exemplo: a ponte da Coloninha, as pavimentações asfalticas do Rio Novo, Rio Pinheiros e Serraria e muitas outras obras que só ficaram no papel”, comentou.
O vereador tucano encerrou sua manifestação dizendo que espera que o próximo prefeito de Orleans, Dr. Marco, dê mais ouvido a Câmara e faça aquilo que a comunidade realmente almeja. “Pelo que eu conheço do futuro prefeito, acredito que os vereadores terão a oportunidade de indicar os projetos e ele os executará”, concluiu.
João Tezza Francisco, o Dão (PSD) apresentou requerimento verbal para que seja enviado ofício à Comissão Municipal de Trânsito, com o objetivo de criar estacionamento exclusivo para motos. “Eu estive recentemente em Lauro Müller e andando pelas ruas daquela cidade eu não vi motos estacionadas, ai quando dei a volta no jardim da praça vi que eles destinaram uma lateral só para motos, deveria ter mais de cinquenta lá paradas. Aqui em Orleans, precisamos fazer algo nesse sentido urgentemente, pois não dá mais para conviver desse jeito”, justificou.
Antonio Dias André, o Geada (PMDB) apresentou suas condolências aos familiares do professor de educação física, Artur Buss, pela sua morte, ele que residia em São Ludgero e por quem Geada nutria uma grande amizade.
Solicitou ao líder do prefeito na Câmara, que intervenha junto dele para recuperar a Estrada da Barra do Rio Novo que se apresenta bastante danificada e proceder o desentupimento de um bueiro, em Corridas, próximo a residência do senhor Genésio Nicoladeli.
Chamou a atenção dos colegas e dos órgãos locais de saúde para o acumulo de moscas e outros insetos nas lixeiras da cidade. “Na comunidade de Taipa, próximo de um bar está instalada uma lixeira comunitária. Ela fica bem ao lado da cozinha do estabelecimento e está trazendo transtornos para o proprietário. É importante que a Vigilância Sanitária tome providências e mude a lixeira de lugar”, alertou Geada.
Ao comentar sobre a prorrogação do prazo do Refis, Geada lembrou que os méritos e loros pela oportunidade que é dada ao cidadão orleanense para quitar suas dividas com o fisco municipal, não é só do prefeito, mas sim também de todos os vereadores que aprovaram o projeto. “É bom que os vereador sejam lembrados quando dizem sim e não somente quando dizem não”, enfatizou.
O presidente agradeceu a prefeitura que atendeu ao seu clamor e de toda população quando reivindicou uma decoração de Natal melhor para a cidade e depois para o distrito de Pindotiba. “Hoje vemos uma iluminação que ficou muito linda tanto na cidade como em Pindotiba. Obrigado ao prefeito e especialmente a imprensa que nos ajudou, cobrando da prefeitura essas ornamentações”, finalizou.
Ordem do Dia
Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 43/2012 que cria o Coral Municipal de Orleans Hermelinda Pfützenreuter.
Também foi aprovada a indicação verbal do vereador João Tezza Francisco para que seja enviado ofício à Comissão Municipal de Trânsito, com o objetivo de criar estacionamento exclusivo para motos em Orleans.