Siderópolis celebra hoje os 57 anos da emancipação política-administrativa do município com olhar e projeções para o futuro. A busca pelo desenvolvimento traz como um das principais metas o fomento do turismo local, que tem nas belezas naturais as suas maiores aliadas. A qualificação de serviços e a melhoria em acesso na região da Barragem do São Bento estão entre os projetos destacados pela Prefeitura Municipal de Siderópolis.
De acordo com o prefeito, Helio Cesa, o Alemão (PMDB) o Poder Público já trabalha com medidas para tornar a localidade um grande polo turístico. “Queremos definitivamente consolidar nosso turismo na região dos lagos. Estamos com projetos para incrementar e aumentar números de pousadas, resorts e restaurantes no local”, enaltece. Para isso, o prefeito busca qualificar o acesso até a região para aqueles que chegam a região por Siderópolis.
A região é responsável por garantir o fornecimento de água para 300 mil pessoas de cinco cidades da Amrec. O desenvolvimento e a necessidade de continuar empreendendo está viva naqueles que apostaram na região. O proprietário do espaço Aguaí Santuário Ecológico, Albertino Ferreira, celebra em fevereiro os quatro anos de inauguração do seu empreendimento, que oferece aos turistas trilhas, tirolesas, rapel e caiaque.
Acompanhando o desenvolver de Siderópolis, Ferreira analisa o acelerado crescimento da região ao contabilizar as quase 15 mil pessoas que visitaram o santuário no ano anterior. Para um futuro próximo, planejamentos. “Está muito rápido o crescimento da região e nosso projeto futuro é trabalhar como pousada. Temos muita demanda para isso, recebemos pessoas de todo Brasil e recentemente turistas da Inglaterra e da Alemanha”, conta.
O empreendimento é mantido pela família que aproveitará o mês de janeiro para sair de férias. Mas, neste período, Ferreira irá investir nas melhorias do espaço, também conhecido por realizar o evento Café com Mistura todos os domingos. No entanto, nem todo aprimoramento cabe apenas ao proprietário. “O que necessitamos é de infraestrutura em acessos e sinalizações. A barragem, por exemplo, também é toda mal cuidada em seu entorno, sendo que ela é ponto turístico não só da cidade, mas da região”, pontua o empreendedor.
Frente ao cenário, o prefeito afirma que desenvolver o turismo sempre foi uma prioridade para seu governo. “Muitas pessoas acham que a Barragem pertence à Nova Veneza, porque eles chegam até lá pelo acesso do município vizinho. Mas, desde que assumimos temos por ideia trabalhar o turismo de uma forma integrada as outras cidades”, conta.
Papai Noel e corte de bolo
Para celebrar o aniversário da cidade, acontecerá hoje, na Praça Central, às 19h, o corte e a distribuição de bolo para a população. A comunidade também poderá acompanhar as apresentações artístico-culturais agendadas para a data e a presença do Papai Noel do Natal da Família Sideropolitana 2015. As comemorações iniciam logo após a Ordenação Presbiterial do diácono Marcelo de Menech Machado, que acontece na igreja Nossa Senhora Aparecida.
“Além de nossa natureza, temos um povo acolhedor, hospitaleiro. Investimos 30% em educação e 23,47 em saúde e entre nossos destaques estão a gastronomia, onde temos como atrativo o Forno di Zoldo e Cesar Café Gelateria”, enumera o prefeito.
Com informações do Portal Clicatribuna