A manhã de hoje (10) foi marcada pela última Sessão Mirim. Além de duas Moções houve ainda descerramento de placa. Professores e pais dos Mirins estiveram no Plenário da Câmara. Eles usaram a Tribuna para agradecer a oportunidade e pediram para que o projeto continue em 2016. Neste primeiro ano eles apresentaram 64 indicações, 14 requerimentos, realizaram uma Sessão Especial e apresentaram duas Moções. Houve ainda visita aos órgãos públicos em Florianópolis, cursos, e fiscalização da merenda escolar. Saúde, educação, trânsito, meio ambiente, foram algumas das suas reivindicações.
Maria Fernanda Borges Serafim salientou a importância do projeto e disse que gostaria que o Legislativo continuasse com o trabalho. “Foi muito bom para mim, mesmo não tendo tantas respostas do Executivo como a gente queria. É bom todos participarem e ver essa nova oportunidade. Queremos apoiar os próximos. Gostaria que o Legislativo continuasse com o projeto”, destacou.
“Hoje entregamos o cargo. Gostaria de agradecer aos vereadores que implantaram. O que eu penso hoje da política é diferente”, disse o Mirim Milton Gabriel Pereira de Mattia.
“Hoje encerramos um fase importante. Foram várias sessões, viagens, que vão ficar marcados por nossas vidas. Tivemos alegrias e foram originadas ao ver as solicitações sendo atendidas. Somos responsáveis de mudar o que está ocorrendo hoje”, disse Paulo Henrique Barrichello de Bonna.
Celina Motta da Silva agradeceu também o apoio da escola. “Quero agradecer não só o Legislativo, mas a minha escola que acreditou em mim. Também fiz uma amizade muito grande com os Mirins e quero que esse projeto continue no próximo ano”.
Esther Maria Pacheco Rocha também pediu a continuidade do projeto. “Hoje é o dia que o mandato se encerra e sou muito grata por ter participado do projeto. Inovou muito o meu jeito de pensar em política, e quero que o projeto continue”.
O presidente Mirim, Guilherme Freitas de Jesus, acrescentou também o laço de amizade criado por eles. “Fizemos amizades e criamos um laço muito forte. É um projeto que uniu todos nós. Esse projeto é maravilhoso, e podemos ajudar os próximos Mirins. Quero agradecer minha escola, os meus colegas alunos. Agradecer o Executivo que respondeu as nossas indagações”.
“Muito obrigado a todos que colocaram esse projeto e fizeram acontecer”, mencionou Gustavo de Limas da Silva.
“Estou aqui para agradecer a oportunidade de participar do projeto. Foi muito bom estar aqui, aprendi muito, e principalmente a ter mais responsabilidade”, comentou Iris Cardoso Raupp. As Mirins Isabela Just de Jesus Vanni e Isadora Cândido Leonardo também agradeceram a oportunidade.
A vereadora Camila Nascimento (PSD), que coordenou o projeto, destacou que já foi um sucesso desde o início, até pelo número de inscritos, e pelas escolas que aderiram. “Eles também desempenharam um grande papel. Foi um aprendizado não só para eles, mas para nós também”, enfatizou.
A avaliação do presidente da Casa também é muito positiva. “Todos eles demonstraram e levantaram assuntos muito pertinentes ao que Criciúma quer, precisa, como merenda escolar, situação do bairro deles, praça de lazer. Eles foram muito maduros na condução. É um projeto que iniciamos esse ano e as próprias escolas e os estudantes já estão querendo a continuidade”, ressaltou.
Padre Antonio Junior é lembrado
O Pe. Antonio Junior foi lembrado na Sessão de hoje (10/12) por meio de Moção de Aplauso, pelas obras realizadas na cidade de Criciúma. A lembrança é de autoria da vereadora Mirim Isabela Just de Jesus Vanni.
O Padre Antonio Junior nasceu em Sombrio no dia 22 de agosto de 1982. Em 2008, no dia 19 de julho, foi nomeado padre. Atualmente é assessor diocesano da Pastoral da Comunicação e conselheiro regional do Movimento das Equipes de Nossa Senhora; é também Pároco da Catedral São José, colaborando com o nosso Bispo Diocesano Dom Jacinto.
Fundador do Projeto Social intitulado Neks Social é homenageado
Maicon Rodrigues, fundador do Projeto Social intitulado Neks Social foi lembrado na Sessão de hoje (10/12), por meio de Moção de Aplauso de autoria do Mirim Sulivan Davi Arruda. O Projeto de Educação Esportiva e Cultural de Artes Marciais, Neks Social, atende jovens do bairro Vila Zuleima, em situação de vulnerabilidade social.
Colaboração: Daniela Savi