A proposta, que levou as tradições natalinas dos povos colonizadores de Içara a empresas, comércio e órgãos públicos, encerrou hoje o ciclo itinerante e volta amanhã na abertura da Virada Cultural, com desfile na Praça da Matriz São Donato
Com o objetivo de apresentar à população içarense a tradição das comemorações natalinas das culturas colonizadoras do município: Açoriana, Afro, Italiana e Polonesa, a secretaria de Educação, esteve durante a semana em visitas a empresa, órgãos públicos e comércio com apresentações dos grupos envolvidos no projeto Etnia na Escola. A ação encerrou hoje com a visita, ao Paço Municipal, da etnia africana. Os grupos voltam a se apresentar amanhã, no desfile de abertura da Virada Cultural, organizada pela Fundação Cultural de Içara – FCI.
De acordo com o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, a proposta de mostrar o Natal dos colonizadores foi bastante interessante. “Acompanhamos belíssimas apresentações. As crianças e adolescentes mostraram com alegria e entusiasmo os cantos natalinos encantando a todos. A proposta é bastante interessante e espero que se torne uma constante em outras datas comemorativas também, pois é importante que todos conheçam cada vez mais sobre a origem de nosso povo”.
Para a coordenadora de Artes, Lilian Phillip, a iniciativa alcançou o objetivo proposto. “Conseguimos mostrar um pouco do Natal de nossos colonizadores e a receptividade em todos os lugares visitados foi excelente. Estamos felizes com o resultado do projeto e isso nos estimula muito”, destacou. As cantorias foram acompanhadas pela professora Precedina Cabreira.
Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara
[soliloquy id=”161037″]