Curso de Engenharia de Materiais obteve a nota máxima de 5
A Unesc foi mais uma vez reconhecida pela sua qualidade. Agora com o resultado das notas dos seus cursos de graduação por meio do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Oito dos cursos da Universidade que fizeram a prova em 2011 subiram de conceito, sendo que os outros mantiveram a mesma nota. A Unesc, inclusive, conquistou a nota máxima de 5 no curso de Engenharia de Materiais. Arquitetura e Urbanismo, Educação Física (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Letras (Português/ Licenciatura) e Letras (Espanhol/ Licenciatura) também foram muito bem conceituados, com nota 4 no Enade.
“Esse resultado é fruto do empenho dos acadêmicos, que foi respaldado por um trabalho coletivo da Prograd (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação) com as UNAs (Unidades Acadêmicas), coordenações, professores e funcionários dos cursos de graduação. “Nossa meta, que está no Plano de Graduação da Unesc, é ter, no mínimo, conceito 4 (Enade/CPC) em todos os cursos e estamos muito perto disso”, destacou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira. A Unesc mantém o Programa Permanente do Enade desde 2011, que objetiva implementar o Enade como componente curricular obrigatório e melhorar os resultados.
Enade/CPC
O Enade é uma prova que avalia o desempenho dos alunos da graduação, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, sendo um dos componentes da nota do CPC (Conceito Preliminar de Curso), utilizado pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar os cursos das universidades.
O CPC também leva em conta a infraestrutura da universidade, a quantidade de professores mestres e doutores, entre outros componentes.
Quanto as notas do CPC a Unesc obteve oito notas 4, nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas (Licenciatura), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Ambiental, Engenharia de Materiais, Letras (Português/Licenciatura), Letras (Espanhol/ Licenciatura) e Pedagogia.
O Enade integra o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), sendo obrigatória a participação dos concluintes sob pena de impedir a colação de grau e o recebimento de diploma.
Davi Carrer/Assessoria de Imprensa da Unesc