A proposta, que visa levar ao conhecimento da população as tradições natalinas dos povos colonizadores de Içara, iniciou nesta segunda-feira e segue até sexta (11) com desfile na Praça da Matriz
Com o objetivo de levar ao conhecimento da população içarense as tradições natalinas dos povos colonizadores do município (Açoriano, Afro, Italiano e Polones), a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara iniciou nesta segunda-feira (7) o Natal das Etnias. A proposta, que está inserida no projeto Etnia na Escola estará, de forma itinerante, no comércio da cidade, órgãos públicos e empresas, até sexta-feira, dia 11.
Hoje (7), a etnia italiana, estudada e trabalhada pelas EMEF Maria Arlete Bitencourt Lodetti e São Rafael, mostrou seu Natal com apresentações na Central do Giassi, Farben e Paço Municipal. Amanhã (8), será a vez da etnia Açoriana, com os alunos da escola municipal José Fernandes, levar a cultura natalina do Açor à empresa Cardial (14h), Paço Municipal (15h) e Giassi Supermercado (15h30).
O Natal polonês será mostrado na quarta-feira (9), com inicio às 14h empresa Budny, depois na USIPE, às 14h30, encerrando no Paço Municipal às 15h15, pelas escolas Ignácio João Monteiro e Maria Barcelos Puzinski. A cultura Afro, escola Paulo Rizzieri, fará as apresentações na quinta-feira (10) passando pelo Paço (13h30min), Giassi Supermercado (14h), Cooperaliança e comércio da região central (14h30).
As atividades do Natal das Etnias encerram na sexta-feira (11) com o desfile étnico na Praça da Matriz São Donato, a partir das 18h. Em seguida as escolas participantes do desfile, José Fernandes, Ignácio João Monteiro e Maria Barcelos Puzinski, farão apresentação de dança. O encerramento faz parte da Virada Cultura organizada pela Fundação Cultural de Içara que inicia, também na sexta-feira (11).
O vice-prefeito, Sandro Giassi Serafin, que acompanhou a cantoria natalina da etnia italiana ficou encantado com a participação dos pequenos. “O projeto Etnia na Escola enaltece os colonizadores de nossa cidade e é muito bonito ver o envolvimento dos estudantes içarenses nessas atividades. Hoje, em especial, eles cantaram e encataram”, declarou.
Já a coordenadora de Artes, Lilian Phillip, declarou que a iniciativa é uma forma de mostrar para a sociedade o trabalho do projeto e também valorizar os antepassados. "Vamos até as pessoas para, nesta época natalina, levar uma mensagem como forma de agradecimento, enaltecendo a cultura dos colonizadores da cidade. As primeiras apresentações ocorreram hoje e foram bem aceitas. Isso nos deixa feliz", colocou.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara
[soliloquy id=”160443″]