Enquanto a prefeitura de Laguna e o Dnit discutem a responsabilidade pelo pagamento da conta de energia da Ponte Anita Garibaldi, a Celesc já se prepara para fazer o corte da iluminação, caso isso seja necessário. É que a Celesc não recebe o pagamento da conta desde o mês de agosto. Por lei, não há nenhuma restrição para corte de energia elétrica em locais públicos.
Segundo a resolução 414 da Anel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Celesc pode fazer cortes de energia em qualquer local público. A única diferença no tratamento é com relação a hospitais.
Conforme a repórter da Rádio Eldorado, Karol Carvalho,o gerente comercial da regional da Celesc de Tubarão, Isécio Pedro Felisbino Filho, informou que o órgão deve notificar a prefeitura nos próximos dias para que o pagamento seja feito até o dia 31 deste mês. Caso isso não aconteça, haverá o corte.
Ainda conforme o gerente, o corte ainda não foi feito por dois motivos: é que a Polícia Rodoviária Federal pediu à Celesc que não fizesse o corte imediato, já que a falta de iluminação pode provocar acidentes graves na BR 101. A segunda causa é que, como os estais da ponte são muito altos, poderiam interferir no tráfego aéreo de aviões menores.
De qualquer forma, quem for pagar a conta, tem poucos dias para fazê-lo. O valor atual da dívida é de aproximadamente 40 mil reais. Até agora, a prefeitura de Laguna não se manifestou sobre o assunto.