Vagões carregados, o Bom Velhinho e os voluntários a postos. Nesta semana o Trem de Natal da FTC percorrerá 30 comunidades.
Presépios montados. Cidades iluminadas. A figura do Papai Noel por todos os lados. O Natal está chegando. É o momento de estar com quem se ama, de repensar os projetos de vida, trocar presentes e almejar o melhor para si e o próximo. O espírito natalino contagia pessoas do mundo inteiro e transmite muita paz e alegria. Mas, nem sempre é assim. Muitas famílias ainda vivem na expectativa de mudanças, de dias melhores e, desta forma, deixam de lado as festividades.
Resgatar o sorriso das famílias que vivem nos arredores da linha férrea é compromisso indispensável, principalmente nesta época, à Ferrovia Tereza Cristina, de Tubarão. Há 19 anos a empresa promove o Trem de Natal. A ação, que está inserida no Programa de Responsabilidade Social da FTC e tem como objetivo proporcionar um Natal mais feliz às comunidades onde está inserida, já faz parte do calendário de muitas crianças, que aguardam ansiosas pela passagem da composição.
Neste ano, a locomotiva que transporta o Bom Velhinho e os ajudantes ferroviários, percorrerá os 164 quilômetros da malha, que liga os trilhos de Siderópolis à Imbituba, na quarta e quinta-feira. Mais de dez mil crianças foram cadastradas e receberam tickets para que sejam trocados por presentes nos dias do evento. Mais de 500 quilos de balas serão distribuídos ao longo do trajeto. Ao todo, 30 comunidades serão atendidas e mais de 20 mil brinquedos serão distribuídos.
Quase duas décadas de história
Desde a primeira edição do Trem de Natal, a Ferrovia já distribuiu, ao longo desses 19 anos, mais de 170 mil brinquedos e cerca de 6 mil quilos de balas. Conforme a gerente de gestão de pessoas da FTC, Eliane Maria Fernandes de Souza, a ação tem um significado especial no Natal das crianças que residem nas comunidades lindeiras. “A cada edição somos surpreendidos com rostos e histórias diferentes. Muitas crianças não recebem presentes no Natal e por isso esperam ansiosas pela passagem do trem. Para os voluntários é muito gratificante poder transformar esta data importante no calendário mundial, num dia especial às crianças menos favorecidas. O Trem de Natal vai além de um Projeto de Responsabilidade social da FTC. Ele representa a vontade de doar e buscar dias melhores a estas famílias”, comenta.
Roteiro
•Quarta-feira: chega em Siderópolis, às 9 horas. Depois percorrerá: Criciúma, Içara, Esplanada, Sangão/Morro Grande, Jaguaruna e finaliza em Tubarão, no bairro Congonhas.
•Quinta-feira: sai de Tubarão, em Oficinas (Museu Ferroviário), às 8h15min. Depois segue para Capivari de Baixo, Pescaria Brava, Laguna e finaliza em Imbituba.
Com informações do Jornal Notisul