Cerimônia de entrega das medalhas e certificados ocorreu na manhã desta quinta-feira, 3, na Associação Empresarial de Criciúma
A Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, realizou nesta quinta-feira (3), a entrega das medalhas e homenagens aos vencedores, professores e instituições que participaram do 2º Prêmio ACIC de Matemática. Ao todo, 120 estudantes dos 5° e 6° anos das redes públicas estadual, municipal e privada de Criciúma participaram da cerimônia realizada na sede da associação.
Para a estudante Ana Julia Esmeraldino Caciatori, do Sesi Escola, que conquistou a medalha de Ouro entre os alunos do 5º ano, a premiação foi uma surpresa. “Não esperava que pudesse ir tão bem. Apesar da matemática estar entre as minhas matérias preferidas, tinha o receio de não ter acertado muitas questões. Por isso o resultado foi muito melhor do que eu imaginava e me deixou muito feliz”, garante a aluna.
A mesma alegria é compartilhada pelos professores, gestores e pais dos alunos premiados. Segundo a diretora da Escola Municipal Professor Jairo Luiz Thomazi, Raquel Martins, que pelo segundo ano participou do prêmio, a iniciativa é uma oportunidade para incentivar o aprendizado da disciplina. “Para todos nós da comunidade escolar é muito importante que iniciativas como esta tenham continuidade, já que incentiva os alunos e se torna algo gratificante para os próprios pais”, explica. “Nós nos sentimos orgulhosos não só pelo desempenho dos nossos filhos, mas também pelo resultado que a escola conquista”, explica Katia Macarini, mãe da medalhista de bronze Sofia Macarini.
O presidente da ACIC, César Smielevski, enalteceu a importância do prêmio e também projetou a ação para 2016. “Nesta segunda edição passamos dos 1.850 competidores do ano passado para 4,5 mil este ano. Participaram os estudantes de Siderópolis e a nossa intenção é que no próximo ano tenhamos a participação de ainda mais municípios da região”, garante. De acordo com o presidente, os resultados desta edição do prêmio estão sendo estudados e a expectativa é que até maio de 2016, um raio-x com as avaliações seja apresentado em cada escola. “Queremos mostrar para os diretores e professores o que está bom e o que precisa melhorar no ensino das instituições. Nossa ideia é garantir uma melhora qualitativa no ensino da matemática”, explica.
Segundo a secretária de Educação de Criciúma, Rose Reynaud, O ACIC de Matemática, não é apenas uma premiação, é uma ação que permite a reflexão. “Esta é uma iniciativa que fomenta o estudo da matemática e é de ação em ação que nós podemos qualificar a nossa educação”, enaltece.
A expectativa, de acordo com o secretário de desenvolvimento regional, João Fabris, é que no próximo anos todas as 62 escolas estaduais da Amrec estejam participando do prêmio. “Saber a matemática é o princípio de tudo, por isso é tão importante valorizá-la”, afirma.
Como prêmio, além das medalhas e menções honrosas, estudantes premiados e professores das instituições participantes receberam bolsas de estudo na escola de inglês Rockfeller de Criciúma.
Colaboração: Jéssica Pereira / Novo Texto Comunicação
[soliloquy id=”159799″]