Geral

Garoto de 12 anos sofre parada cardíaca

Ele foi atendido pelo Samu e, depois, o médico do helicóptero Arcanjo o removeu para Florianópolis.

Um garoto de 12 anos sofreu uma parada cardíaca ontem, em Laguna. Foi na Escola Municipal Custódio Floriano de Córdova, onde estuda, na Passagem da Barra. O menino usa um marcapasso, e a família não teria repassado esta informação à direção da unidade de ensino.

Surgiram rumores de que o estudante estaria em aula de educação física, mas a direção da escola negou a informação à secretária de educação da prefeitura, Tânia de Oliveira Pereira. O que lhe disseram é que o garoto estava sentado quando passou mal.

Os primeiros atendimentos foram feitos por uma professora que tinha conhecimento de primeiros-socorros e fez massagem cardíaca em seu peito. Depois, os profissionais do serviço de atendimento médico de urgência (Samu) realizaram a estabilização.

O Arcanjo, da capital, estava em outra ocorrência na cidade. O médico do helicóptero avaliou a situação do garoto e achou melhor removê-lo para Florianópolis. O menino está internado no Hospital Joana de Gusmão.

Os seus pais o acompanham, e ficaram de passar a situação do menino à secretária. Por volta das 21 horas, isto ainda não havia ocorrido. Ele fez uma cirurgia no coração para a colocação do marcapasso na Itália, mas não se sabe há quanto tempo.

Como funciona a implantação de um marcapasso

Um implante de marcapasso é um procedimento cirúrgico. Um aparelho que controla os batimentos do coração é implantado debaixo da pele e conectado ao coração por meio de um ou mais fios, chamados eletrodos.

O aparelho é indicado quando o número de batimentos cardíacos está muito baixo. Como resultado da frequência anormal, o coração bombeia menos sangue e causa sintomas como fadiga, falta de ar, ou desmaio.

O paciente deve planejar antecipadamente como será a sua vida e atividades durante o período de recuperação da operação, e deve reservar tempo para repousar. As tarefas e obrigações do dia-a-dia devem ser delegadas a outras pessoas, ou simplesmente adiadas.

Os principais cuidados são carregar sempre a carteira (cartão) de portador de marcapasso. Em caso de atendimento de emergência, é muito importante. E também evitar esportes.

Notisul