A comunidade de Balneário Rincão deve começar a acompanhar em breve os resultados obtidos durante o Seminário de Integração Serramar. Na manhã dessa quinta-feira, 26, o Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves anunciou em primeira mão a liberação de R$ 299 mil em recursos dentro do projeto de implantação da infraestrutura turística no Município. Na semana que vem, o prefeito Décio Góes vai a Brasília para tratar dos detalhes do projeto.
No âmbito estadual, o líder do Executivo aproveitou a presença do vice-governador de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira e do secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, para pleitear recursos para outro projeto, no valor de R$ 250 mil, e que envolve a sinalização turística em todo o município, indicando os atrativos existentes.
Na oportunidade, o Ministro defendeu a interiorização do turismo, que movimenta a economia local e gera emprego e renda, levando-se em conta que o turismo permeia 52 atividades industriais, comerciais e de serviços. “As pessoas não acreditam, não valorizam, não respeitam o turismo nacional. Com esse exército que estamos formando, teremos força. O turismo precisa fazer parte da agenda econômica do país”, defendeu.
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz Silva, comentou sobre o projeto que prevê investimentos futuros na região dos Aparados da Serra, integrando serra gaúcha e catarinense, e falou sobre as praias. “A região litorânea do sul de Santa Catarina não é a mais desenvolvida do turismo, porém tudo indica que nos próximos anos, em função de fatos relevantes que estão acontecendo nessa região e dessa integração, deverão ocorrer taxas de crescimento superiores àquelas que estão sendo observadas nas demais regiões”, enfatizou.
O vice-prefeito Olírio José Lino, secretários e representantes da Administração municipal prestigiaram o evento. Também fizeram parte da mesa de autoridades os deputados federais Edinho Bez, Ronaldo Benedet, o deputado estadual Rodrigo Minoto e os presidentes da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowski, e da região Turística Caminho dos Canyons, Eraldo Vieira.
Instâncias de Turismo entregam carta de intenções
Representantes das Instâncias de Turismo Encantos do Sul e Caminho dos Canyons, que representam um grupo de 26 municípios, entregaram ás autoridades presentes uma carta com 31 reivindicações. O documento trata de melhorias em diversas áreas, com destaque para a infraestrutura. “São pedidos focados nas nossas regiões, dentre eles sobre a questão da divulgação das atrações, melhoria nas condições de trabalho para as Instâncias, liberação de mais recursos, entre outros temas”, explicou o presidente da Encantos do Sul, Adilson Silvestre.
Rogério Siqueira, diretor presidente do Grupo Beto Carrero World, fez a palestra de abertura do seminário, falando sobre a busca pela excelência dentro da instituição. Na sequência, Luis Gustavo Patrucco, coordenador do Projeto Aparados da Serra, falou sobre o Plano Estratégico de Desenvolvimento das Serras Gaúcha e Catarinense, cujo objetivo é unir a cadeia produtiva, desde a região de Garibaldi-RS, da uva e vinho, até Santa Catarina e suas praias.
À tarde, lideranças do setor turístico realizaram uma mesa que discutiu o potencial de cada região e trouxe cases de sucesso, encerrando o evento. Para o prefeito Décio Góes, a iniciativa trouxe visibilidade ao município, que já começa a colher os frutos a partir do anúncio da vinda de recursos. “No dia de hoje, o Balneário Rincão é a capital nacional do turismo, tamanha a importância das autoridades que estão aqui para discutir o turismo regional”, concluiu.
Colaboração: Lariane Cagnini
[soliloquy id=”158270″]