Poder Legislativo

Vereadores aprovam Lei do Orçamento para 2016

Foto: Francieli Oliveira

Foto: Francieli Oliveira

Após parecer positivo da Comissão de Finanças e Serviços Públicos e de acordo com o artigo 187 do Regimento Interno, foi aprovada, por unanimidade, na sessão dessa terça-feira (24) Câmara de Vereadores de Rio Fortuna, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que define a receita e fixa a despesa do Município para 2016.

Nome de Rua

Deu entrada na Câmara, o Projeto de Lei do Legislativo, proposto pelo presidente Eduardo Wiggers (PP), pela vice-presidente Leonete Schuelter (PMDB), e pelos vereadores Arlindo Duessmann (PMDB), Aldo Vandresen (PMDB) e Hamilton Daufembach De Bona (PMDB), que concede o nome de Elizeu Buss à rua SD24. Os parlamentares destacam os serviços prestados por Elizeu à comunidade riofortunense.

Confraternização

Nas explicações pessoais, a vice-presidente Leonete Schuelter reforçou o convite da Associação da Terceira Idade para que os vereadores compareçam, na próxima terça-feira, na festa de encerramento das atividades de 2015, que deve reunir mais 400 idosos, no Centro Comunitário. O Legislativo contribuiu com recursos para proporcionar o momento de confraternização à Terceira Idade. Leonete também lembrou, que no domingo, ocorre o encerramento das atividades dos Clube de Mães.

Bazar da Apae

A vereadora explicou que no próximo fim de semana a Asociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realiza um bazar com produtos doados pela Receita Federal. A intenção é arrecadar valor suficiente para a aquisição de um veículo. Leonete atentou para o fato de que a comercialização foi informada para a Associação Empresarial de Rio Fortuna (Acirf), que aceitou a ação. Leonete também exlplicou que quem for efetuar as compras precisará seguir algumas regras, como o limite de R$ 900 por pessoa.

Esporte

O presidente Eduardo Wiggers solicitou o envio de ofício para as quatro equipes finalistas do Campeonato Interfamílias: Nack, Wiggers/Beckhauser, Feldhaus/Dutra e Wagner/Souza, parabenizando pelos resultados conquistados, assim como para a CME pela organização do evento. Outro ofício de reconhecimento será encaminhado para a equipe de Rio Fortuna, que na sexta-feira, decide o terceiro lugar no Campeonato de Veteranos da Liga Adesc.

Motorista

O vereador Lindomar Ballmann (PSD) questionou a ausência de motorista para a Apae. A vereadora Leonete colocou que com a saída do profissional por um pedido dele, ainda não foi possível o preencimento do cargo, mas que o prefeito Lourivaldo Schuelter pretende encontrar uma solução o mais breve possível. Lindomar completou ressaltando a importância de uma solução em breve, devido à importância da função.

Ambulantes

Lindomar também colocou que há reclamações por parte de algumas pessoas do excesso de vendedores ambulantes no Município. De acordo com o vereador, quando há uma denúncia na Prefeitura a alegação é que não há fiscais para esse controle. Lindomar lembrou que recentemente o Legislativo elaborou e aprovou uma lei regularizando esse tipo de comércio.

Repúdio

Lindomar também repudiou algumas atitudes, que segundo ele estão ocorrendo. O vereador citou o uso de carros fora do horário de trabalho e contratos com profissionais por valores questionáveis.

Patrola

O vereador Romírio Schueroff (PP) refez a cobrança para uma explicação sobre o destino da patrola da Prefeitura.

Estradas

Romírio também voltou a cobrar que a secretária de Transportes e Obras realize melhorias na estrada de acesso à propriedade de Geraldo Schueroff, na comunidade de Rio Bravo Baixo. O vereador ainda acrescentou a solicitação de melhorias na via que segue da Igreja da comunidade de Rio Bravo Baixo até a avenida Sete de Setembro, trecho conhecido como Morro dos Vandresen.

Remédios

O vereador Romirio ainda questionou a dificuldade de acesso aos medicamentos na Unidade Básica de Saúde.

Colaboração: Francieli Oliveira