De 16 a 21 de novembro, o município de São Ludgero está realizando várias ações com o objetivo de reforçar a conscientização junto à população sobre a importância da prevenção para que o mosquito transmissor da Dengue não gere vítimas.
A equipe da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, com apoio da Secretaria da Saúde e Promoção Social, está visitando escolas, conversando com os alunos, distribuindo cartilhas educativas e folders, colocando faixas pela cidade e empresas e oferencendo palestras com o propósito de informar e alertar sobre a doença.
O fiscal da Vigilância Sanitária, Gilson Martins, lembra que os cuidados em relação ao mosquito devem acontecer durante o ano inteiro. “A Dengue mata e prevenir é uma responsabilidade de todos. O poder público está fazendo a sua parte”, lembra Martins. O município de São Ludgero, atualmente, possui 60 armadilhas, entre elas, seis em pontos estratégicos. Uma das ações para 2016, que já está no planejamento, é aumentar o número de armadilhas.
A secretária da Saúde e Promoção Social, Nilva Schlickmann Pickler, reforça que a maior arma contra a doença continua sendo a prevenção. “É preciso que as famílias continuem atentas em relação aos locais propícios para o desenvolvimento do mosquito transmissor da doença e a ação básica que todos podem fazer é não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, pneus, vasinhos de plantas, latões, lixeiras entre outros”, enfatiza.
Com a chegada do verão e com as temperaturas aumentando, existe favorecimento direto para a proliferação do mosquito Aedes Aegupti, transmissor do vírus da Dengue. O Dia Nacional de Combate à Dengue é dia 21 de novembro, conhecido como “Dia D”. Em São Ludgero, o “Dia D” será realizado no domingo, 22 de novembro, no Salão de Festas da SER São Ludgero, centro da cidade, das 8h30min às 12 horas, aproveitando o evento festivo de iniciativa da Rádio Voz Livre Comunitária.
Mais sobre a Dengue podem ser obtidas no site www.dengue.sc.gov.br.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero