Educação

Os caminhoneiros foram vencidos, lamentavelmente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Aos quarenta e cinco do segundo tempo para fechamento da minha coluna fui surpreendida com a notícia do esvaziamento da paralisação dos caminhoneiros em função da medida aprovada pelo governo com punições severas para os integrantes do movimento, levando-os a recuar, pois pagariam um preço muito alto pela coragem de representar os anseios do povo que já não suporta mais tantos desmandos, roubos, corrupção, inércia na solução dos problemas que não podem mais esperar. Tive de mudar o que havia escrito.

Considero os caminhoneiros uma categoria da mais alta importância para o desenvolmento do país, pois a extensão da influência deles na vida de todo cidadão vai muito além do que  imaginamos. Sem eles o país para. Todos, indistintamente, dependemos deles para tudo. São verdadeiros líderes e merecem simpatia e respeito de toda nação, muito embora  parte da sociedade não analise por este viés o movimento de tamanha magnitude, que foi calado pela ditadura do poder de quem prega uma falsa democracia.

Quisera nossos governantes fossem tão ágeis  para resolver os problemas de corrupção,  ladroagem, segurança pública, educação, saúde, como foram para calar a voz do povo.

A Presidente Dilma, mestra em declarações que evidenciam a sua incompetência na condução da nação, superou-se ao declarar  que  “é preciso colocar os interesses do país acima dos interesses políticos”, ao afirmar que a paralisação objetivava apenas desgastar politicamente o governo, uma vez que o movimento não estava recebendo apoio nem mesmo dos sindicatos da categoria. Segundo ela  “obstruir a passagem é crime”, pois contraria os princípios da democracia. Pergunta-se então:  que moral tem um governo que jogou o país no maior caos, desestabilizou a economia, perdeu a credibilidade,  escancarou a corrupção,  para falar em defesa do povo, se o povo até agora só serviu para eleger este bando de desavergonhados que roubam e mentem descaradamente inibindo a capacidade que o país tem de crescer?

Por que será que os sindicatos ficaram alheios à situação? Foram manipulados pelo governo, assim como certos veículos de comunicação que atendem aos interesses governamentais  foram  impedidos de divulgar as corretas  informações sobre o movimento para evitar que o povo acreditasse na possibilidade de vitória? Atendem aos interesses da classe dominante… Corrupos também, talvez até mais!

O protesto dos caminhoneiros  poderia ter sido  um grande marco para nossa história se houvesse colaboração da sociedade, pois seria  um estopim que poderia  levar à queda o governo, mas faltou cooperação. Deles depende a sobrevivência da nação,  sem eles faltaria tudo, levando ao  colapso o mercado, que consequentemente reagiria  e as consequências seriam  imprevisiveis.   Seriam eles, talvez,  nossa esperança  de se pôr fim aos desmandos no país varrendo do poder os destruidores da nação.

Mas, o povo é calado novamente, restando-nos apenas uma arma, para mim a mais poderosa de todas, mas infelizmente grande parte da população brasileira é incompetente no seu manuseio: o VOTO!