Educação

Precarização do Trabalho é tema de abertura do “Sociologia em Debate” da Unesc

Professor doutor da UFSC debateu sobre o assunto nesta terça-feira

Altas taxas de mortalidade, trabalho infantil, terceirização, entre outros assuntos, foram discutidos durante a palestra de abertura do “Sociologia em Debate”, que iniciou nesta terça-feira (10), no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da Unesc. O evento ocorre até quarta-feira (11) e traz profissionais de diversas áreas para conversar com a comunidade e juntos, levantar ideias para combate a problemas da sociedade.

Segundo o professor doutor da UFSC, Valcionir Corrêa, são inúmeros os problemas relacionados à Precarização do Trabalho, um deles é a lei da terceirização. “Foi regulamentada uma pressão muito grande no empresário que acaba por abraçar a fragmentação de trabalho, desenvolvendo atividades com profissionais despreparados, fortalecendo a queda da organização sindical e diminuindo a capacidade dos trabalhadores de reivindicarem seus direitos”, ressaltou Corrêa.

Sociologia em Debate

Segundo o coordenador do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia da Unesc – LabSocial, responsável pelo evento, Marcilon de Souza, o objetivo do debate é convidar a comunidade a ver por diferentes ângulos assuntos presentes no cotidiano das pessoas. “O senso comum diz que colocar um posto policial é o que deve ser feito para coibir a violência. Mas a violência vai muito além. Ela ocorre, por exemplo, quando você pega um ônibus lotado depois do trabalho, quando um governante desvia dinheiro da saúde e quando o chefe humilha o funcionário”, comenta.

A diretora da Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação – UNA HCE, Angela Back, comentou que o evento fortalece o vínculo com a rede pública de ensino e qualifica espaços em que a sociologia pode se instalar, promovendo a reflexão e o desenvolvimento do conhecimento.

Estudantes e professores do Ensino Médio e Superior, professores da Educação Básica da região e representantes de entidades de classes estão entre os participantes do evento, que é aberto à participação do público.

Programação

Auditório Edson Rodrigues – Bloco P da Unesc

Terça-feira (10/11)

13h30

Mesa-redonda – Tema: Sociologia na Prática: globalização, condições de trabalho e desenvolvimento.

Palestrante: Professor Gabriel de Souza Bozzano e professora doutora Caroline da Graça Jacques (UFSC).

Mediadora: Bárbara Amorim (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC).

Quarta-feira (11/11)

8h30

Mesa-redonda – Tema: Justiça e Sociedade.

Palestrantes: Major da Polícia Militar Ronaldo Da Silva Cruz e professores do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc).

Mediadora: Professora doutora Kelly Gianezini (Unesc).

13h30

Conversa com autores – Tema: Carvão e Política em Criciúma.

Palestrantes: Professor doutor Geraldo Miliolli, professora Janete Trichês e professor doutor João Henrique Zanelatto (Unesc).

Mediador: Professor Everson Ney Hüttner Castro (Unesc).

19 horas

Mesa-redonda – Tema: Rompendo com a Violência.

Palestrante: Tenente Coronel da Polícia Militar Evandro de Andrade Fraga.

Mediadores: Professor doutor Alex Sander da Silva e professor doutor Carlos Ren

Colaboração: Mayra Lima / Comunicação Unesc

[soliloquy id=”155748″]