Geral

Filhote de baleia é encontrado morto na praia do Farol

Foto: João Baiuka/Divulgação

Foto: João Baiuka/Divulgação

Mais um filhote de baleia é encontrado morto na região. Desta vez, o animal é da espécie minke e foi encontrado na manhã de domingo no Farol de Santa Marta, em Laguna. A espécie, de acordo com a bióloga do Projeto Baleia Franca Karina Kroch, é bastante comum no Brasil. Contudo, não costuma aparecer na costa, a exemplo da baleia franca.

O filhote era fêmea, tinha cerca de três metros e poucos meses de vida. Além disso, estava magro e provavelmente encalhou no domingo. O animal foi removido da praia e levado até o Laboratório de Zoologia da Udesc, em Laguna, onde foi realizada coleta de amostras de tecido para verificar as possíveis causas da morte do animal.

Além disso, na semana passada foi realizado o terceiro e último sobrevoo de monitoramento realizado pelo projeto. Nenhuma baleia franca foi avistada, apenas uma da espécie bryde.

Durante a temporada da baleia franca na região, foram avistados cerca de 60 animais. Segundo o Projeto Baleia Franca, a redução de avistagens deste ano chegou a 40% se consideradas as de setembro de 2012 (107), e 50% se o número for comparado ao de 2013, quando houve 137 avistagens.

A queda no número de baleias se dá devido à influência do El Niño, a exemplo de 2009, quando apenas 66 baleias francas foram avistadas. O sobrevoo faz parte do Programa de Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba e Adjacências, mantido pela SCPar Porto de Imbituba.

Com informações do Jornal Diário do Sul