A Escola Municipal Augusto Mondardo foi destaque estadual com um projeto de compostagem. Com o prêmio, os alunos terão oportunidade de ampliar o conhecimento ambiental.
Conforme o Plano de Resíduos Sólidos do município, aproximadamente 70 toneladas por mês de lixo orgânico são produzidos. Para dar a destinação correta a estes resíduos, a prefeitura implantou um projeto de compostagem nas oito escolas municipais. O projeto faz parte do programa Reciclando +, que engloba várias atividades que visam e educação e consumo sustentável, bem como a destinação correta de resíduos sólidos.
Com essa ação, uma das escolas conquistou o Prêmio Epagri Escola Ecologia. O reconhecimento é concedido às unidades que promovem experiências em Educação Ambiental, envolvendo áreas rurais, pesqueiras e indígenas. Conforme um dos coordenadores do projeto, Juliano Dal Molin, são descartadas grandes quantidades de resíduos de forma indevida. O que muitas pessoas não sabem é que eles podem ser reutilizados de forma simples, trazendo benefícios à saúde e diminuindo gastos domésticos. “A compostagem conscientiza e educa as crianças sobre o consumo responsável, promovendo a valorização dos resíduos com a produção de fertilizantes naturais e diminuição dos impactos causados”, comentou.
A Escola Municipal Augusto Mondardo foi selecionada como modelo para o Estado, conquistando R$ 4 mil como prêmio. Com esse valor, segundo a diretora Marlene Da Silva, as crianças vão aprofundar os conhecimentos obtidos na sala de aula. “Vamos realizar uma excursão para conhecer o Projeto TAMAR de luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção e conhecer a Assembleia Legislativa”, afirmou.
Colaboração: Flávia Bortolotto / Comunicação Prefeitura de Nova Veneza
[soliloquy id=”155614″]