A Câmara de Vereadores de Siderópolis foi palco, na sexta-feira, dia 6, de uma sessão solene comemorativa aos 20 anos do Gemellaggio, que é um pacto de amizade firmado entre a comunidade de Rio Jordão, em Siderópolis, e Forno Di Zoldo, em Belluno, na Itália. O evento fez parte da agenda da comitiva italiana, que está no município. Na sessão solene, destaque para as homenagens e discursos, principalmente em italiano.
Na oportunidade, receberam título de cidadão honorário, o ex-prefeito de Siderópolis, Lúcio Ubiali; o Presidente da Associação Amigos de Rio Jordão, de Forno Di Zoldo, em Belluno, na Itália, Arcângelo Panciera; o primeiro presidente da Associação Amigos de Forno Di Zoldo, em Siderópolis, Celso Vendrame; o ex-prefeito de Siderópolis, Dilnei Rossa; e um dos membros da Associação Amigos do Rio Jordão, na Itália, Ítalo Coletti.
Também na sessão solene, o prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, e o prefeito da cidade de Forno Di Zoldo, Camillo de Pellegrin, entregaram, um ao outro, uma placa comemorativa aos 20 anos do Gemellaggio.
Durante a solenidade ainda foram entregues os títulos de honra ao mérito. A congratulação foi entregue às professoras pioneiras da língua italiana nas escolas do município de Siderópolis, Selita Sachet Cesa, Maria Rossa Gross, Maria Anita Savi Frello e Zelma Maria Donadel. O título de honra ao mérito também foi entregue ao Grupo de Cantores Bellunesi, presidido por José Crepaldi; à incentivadora da formação do Gemellaggio, Neide de Pellegrin; e à Renzo Scussel, que recebeu o título em nome de Rosolino de Pellegrin, que é membro da Associação Amigos do Rio Jordão, na Itália, e não pôde vir ao Brasil.
Colaboração: Vanessa Nórdio/Enfatizze Comunicação
[soliloquy id=”155480″]