Educação

AeroSatc realiza sete voos na primeira competição que participa

Disputa, realizada em São José dos Campos, reuniu 59 equipes do Brasil e também do exterior.

Foto: Portal Satc

Foto: Portal Satc

Um 43º lugar é comemorado pela equipe de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc que participou, pela primeira vez, da 17ª Competição SAE BRASIL AeroDesign. O evento, realizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos (SP), entre 29/10 e 1º/11, reuniu mais de 1,3 mil estudantes e professores dos cursos de engenharia do Brasil, México e Venezuela.

No total, foram 59 equipes que participaram. O aeromodelo, apelidado de Mamute, desenvolvido pelos estudantes da Satc voou sete vezes. “Isso foi importante. Ele voou e pousou de maneira tranquila”, explicou o acadêmico e capitão da equipe AeroSatc, Victor Ferro Mazzuco. Em uma das provas, a retirada da carga de dentro do Mamute, os criciumenses conquistaram o 2º lugar geral com o melhor tempo.

O evento ocorreu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. “Foi um choque de realidade. Encontramos equipes muito desenvolvidas, aplicando conceitos de tecnologia aeronáutica que a própria indústria aplica”, ressaltou o capitão. O contato com os colegas de outras instituições de ensino foi importante para adquirir conhecimentos, tirar dúvidas e fazer novos amigos. “Embora fosse uma competição, o que predominou foi o espírito de cooperação. Se alguém precisava de uma peça, sempre tinha um colega de outra equipe para ajudar”, disse.

As metas para 2016 são ousadas. “Vamos competir novamente, isso é certo”, afirmou Mazzuco. Numa prévia de planejamento, os acadêmicos e a coordenação do curso de Engenharia Mecânica, já traçaram metas para o próximo ano. 

Colaboração: Portal Satc