Para conhecer uns dos pontos turísticos mais visitados do município não será mais cobrado. A partir deste final de semana, entrada gratuita nos museus Casa de Anita e Museu Histórico Anita Garibaldi. O decreto foi publicado nessa sexta-feira, dia 6, no Diário Oficial. A dispensa temporária da tarifa é válida até 6 de março de 2016.
Para o presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Norton de Araújo Mattos, autor do pedido de isenção, a intenção é aumentar o número de visitantes, principalmente, fomentar o turismo. “Esta será a primeira temporada após a finalização da ponte Anita Garibaldi. Existe a expectativa do aumento de visitantes de 30% a 40%, esperamos que eles conheçam nossa história, tragam amigos, familiares e movimentam a economia”, apontou Araújo.
A não cobrança do ingresso de R$ 5, segundo o presidente, irá tornar mais democrático a busca pelo conhecimento da história de Laguna, cidade com 339 anos.
Museu Histórico Anita Garibaldi
Neste prédio em 1839 foi proclamada a República Catharinense Livre e Independente. No museu, a mesa onde foi assinada o documento está no mesmo local há 176 anos. No pátio do museu, Anita Garibaldi de bronze, atraí centenas de visitantes todos os meses. Em 1839, foi o período que a lagunense conheceu o italiano Giuseppe Garibaldi, que resultou no romance histórico, turistas de vários lugares vem para Laguna conhecer onde os fatos aconteceram.
O museu tem um acervo diverso, destacando-se peças de valor arqueólogo encontradas nos sambaquis da região, entre outras, relacionadas à formação sócio-cultural lagunense. Uma volta ao passado, com duração de visita prevista de um hora.
A construção do Paço do Conselho foi iniciada em 1735 e foi concluída no século 18. Seu alicerce é feito de areia, barro, pedras e óleo de baleia. É uns dos monumentos mais velhos do sul do Brasil. Conhecido como edifício de câmara e cadeia, abrigava no piso superior a Câmara de Vereadores e no térreo a Guarda Municipal. O prédio foi revitalizado e restaurado. A Fundação Lagunense de Cultura está preparando projetos para incrementar a visita e as informações sobre as peças históricas, maioria doada pela comunidade.
Onde fica ?
Na Praça da República, na rua Raulino Horn, no centro histórico. Está aberto das 9h às 17h.
Museu Casa de Anita
Foi nessa casa que Anita Garibaldi vestiu-se para o seu primeiro casamento, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar, em 1835. Foi construída em 1711 e, atualmente, funciona como museu, com um acervo que lembra a trajetória de Anita e seu romance com Giuseppe Garibaldi.
Guarda, além de móveis da época e utensílios pessoais, uma urna com a terra da sepultura da heroína e o mastro do navio “Seival”, uma das embarcações transportadas por Giuseppe Garibaldi desde o interior do Rio Grande do Sul tomada de Laguna. A edificação foi restaurada na década de 1970 e transformada em relicário histórico. Revitalização do prédio está dentro do programa Pac das Cidades Históricas. O projeto está sendo analisado para liberação de recursos em Brasília.
Onde fica ?
Ao lado da igreja matriz Santo Antônio dos Anjos, no centro histórico. Aberto das 9h às 17h.