A escavadeira será utilizada para atender as necessidades de Urussanga.
Incentivar o desenvolvimento da piscicultura em Urussanga. Este é o objetivo traçado para o uso de uma escavadeira hidráulica, que chegou ao município na última semana e foi doada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, através do Programa Municipal de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura Familiar. A escavadeira será utilizada para atender as necessidades de Urussanga, exclusivamente para o desenvolvimento das atividades pesqueiras e aquícolas. A máquina deve ser destinada à construção e recuperação de viveiros de piscicultura.
Conforme o prefeito Luiz Carlos Zen, o equipamento vem dar suporte e alavancar um programa de incentivo à piscicultura que havia anteriormente no município. “Temos a certeza de que esta escavadeira possibilitará o desenvolvimento do setor econômico na piscicultura. Vai agilizar a realização e manutenção de tanques para a criação de pescados, com o objetivo único que é a agregação de valor às propriedades rurais, onde será utilizada para a demanda econômica e não de lazer”, salientou o prefeito. A indicação para que Urussanga fosse contemplada com o equipamento partiu do deputado Federal Jorge Boeira.
Os agricultores interessados em participar do Programa de Piscicultura, devem procurar o escritório da Diretoria Municipal de Agricultura para fazer a inscrição. O diretor Técnico de Agricultura, Eduardo Zapelini, destaca que o município tem potencial e agricultores interessados em entrarem na produção de peixe para consumo, com o intuito de aumentar a renda familiar. É o caso de um produtor da comunidade rural do Alto Rio Molha, que está fazendo despesca e comercializando suas Tilápias para os frigoríficos do vale de Itajaí e para os complexos pesqueiros da região. A produção é exclusiva para a retirada do filé da Tilápia.
Segundo informações da Epagri, em Santa Catarina a produção é de aproximadamente 22 mil toneladas de pescados cultivados por ano. Estima-se que o consumo seja de 30 mil toneladas/ano e o Estado gera pela piscicultura cultivada apenas 73% desta demanda.