O hospital de Laguna é um dos três hospitais da região sul do estado credenciado para captação e transplante de córnea.
No último sábado (3) foi realizado o primeiro transplante de córnea no Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos em Laguna. A cirurgia durou quatro horas e foi realizada pelo oftalmologista Vladimir Castilhha.O paciente José Caetano Neto, 55 anos, morador da Vila Vitória recebeu a córnea vinda da SC transplantes. Participaram da cirurgia,a anestesista Selma Westphal Rodrigues e as instrumentadoras RosimereCereja, Erika Cardoso e Maria José da Silva Rosa.
O hospital de Laguna é um dos três hospitais da região sul do estado credenciado para captação e transplante de córnea, pelo menos 10 procedimentos de captação já foram realizados na instituiçãohospitalar. Porém, nenhum paciente do município era compatível.
Uma equipe intra-hospitalar após identificar o óbito de um paciente everificar a viabilidade de doação da córnea, faz a explicação doprocedimento à família do doador para posterior autorização.
A córnea captada é levada para a central de transplantes em Florianópolis,onde passa por exames de viabilidade e compatibilidade. As informações são lançadas num banco de dados nacional.
Existe uma fila única de espera, o receptor/paciente é chamado conforme acompatibilização das córneas.
Em Laguna existia apenas um paciente cadastrado na fila de espera, segundo apresidente do Hospital de Laguna, Regina Ramos dos Santos, arealidade pode mudar com este primeiro transplante “é possível que muitos pacientes transfiram seus cadastros pra cá. Nossa expectativa é que a vocação do hospital em captação e transplante aumente a procura”, disse.
A presidente do hospital confirmou a possibilidade de breve mais umprocedimento de transplante ser realizado. O paciente que receberá acórnea ainda passa por exames de avaliação.