Um escondidinho nutritivo e uma feijoada campeira, feitos com ingredientes distribuídos na merenda escolar da rede municipal de Siderópolis, foram as receitas inscritas no concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, promovido pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE e que vai definir as cinco melhores receitas regionais do Brasil. O escondidinho foi elaborado pela merendeira Maria Ignês Felisberto Genuino, da Escola Municipal Jorge Bif, da Vila São Jorge. Já a feijoada campeira foi feita pela merendeira Lucimar Goulart, da escola municipal Miguel Lazzarin, do Rio Jordão.
“Os mais de mil estudantes da rede municipal de Siderópolis já têm acesso a uma alimentação saudável, com cardápio elaborado de acordo com a idade e a época do ano. Utilizamos sempre produtos com procedência e por isso não foi difícil inscrever as receitas no concurso, que marca os 60 anos das primeiras iniciativas do governo na área de alimentação escolar”, afirmou a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Helena Moretti.
As merendeiras vencedoras receberão prêmio de R$ 5 mil e uma viagem internacional, além de conjunto de manipuladores de alimentos, com touca e avental personalizados, e certificado de participação. Também terão a oportunidade de participar de curso de elaboração de receitas e boas práticas na alimentação escolar.
A primeira etapa será eliminatória com a permanência das redes de ensino que alcancem pontuação mínima em relação a critérios relevantes na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae, como contar com nutricionista, responsável técnico, cadastrado no FNDE e usar 30% dos alimentos oriundos da agricultura familiar, entre outros aspectos.
Após a fase eliminatória, serão realizadas as etapas estaduais, nas quais serão selecionadas cinco receitas em cada estado e no Distrito Federal. Em seguida, a disputa se dará em nível regional. Cada região do país escolherá três receitas para a fase final, em Brasília, em 17 e 18 de dezembro próximo.
Colaboração: Comunicação Prefeitura de Siderópolis
[soliloquy id=”155094″]