Sem Categoria

Editora Unesc lança e-book internacional sobre Arqueologia Pública

Foto: Lorraine Amorim

Foto: Lorraine Amorim

Nas últimas duas décadas, a arqueologia adquiriu um aspecto público, entendendo que cientificamente poderia incorporar as perspectivas das comunidades em seus projetos de pesquisa. Reconhecer os principais debates e reflexões arqueológicas e oferecer uma ferramenta aos cientistas que lidam com o patrimônio cultural é o principal objetivo do e-book “Arqueologia Pública e Patrimônio: Questões Culturais”. A obra, lançada pela Editora Unesc, está disponível em Epub, um formato de arquivo digital que permite a leitura em celulares, tablets, smartphones e leitores digitais.

Segundo o professor Juliano Campos, organizador da obra, os temas abordados são frutos de uma mudança de paradigma a nível global na ciência arqueológica. “Deixou-se de pensar no estudo da cultura material apenas na perspectiva de compreender o passado. Em seu novo cenário, a área traz reflexões sobre documentação, preservação, musealização e educação”, comentou.

Campos afirma, ainda, que essa nova perspectiva vem ganhando relevância dentro dos bancos acadêmicos, que levou à criação de departamentos universitários de ensino e pesquisa voltados para a arqueologia pública em todo o mundo.

Epub

É cada vez maior o número de editoras que estão adotando os livros digitais. Segundo Leo Kades, editor chefe do Grupo Oxigênio, que transformou a obra em epub, a distribuição ampla e o baixo custo são umas das grandes vantagens desse tipo de publicação. “Também podemos destacar a facilidade, pois é possível carregar uma biblioteca com milhares de livros digitais na palma da mão”, afirmou.

Outra vantagem do formato epub e de sua distribuição online é a possibilidade de quebrar fronteiras. A obra está disponível para compra em diversas lojas nacionais e internacionais como a Apple, Amazon e Kobo.

Acesse a obra Apple e Amazon

Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa da Unesc