Geral

Balsa de Laguna: desconto para moradores é debatido

A travessia na balsa de Laguna é, para muitos, principalmente no verão, um dos tantos atrativos turísticos da cidade, já que trafega cerca de 300 metros na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, bem próximo à Praia dos Molhes. No entanto, para os moradores da região da Ilha, que envolve as comunidades da Ponta da Barra, Passagem da Barra, Campos Verdes, Galheta, Ipuã, Cigana, Cardoso e Farol de Santa Marta, a utilização do serviço é necessária e quase diária, o que resulta em um gasto significativo no orçamento mensal.

O aumento recente para R$ 12,16 para o transporte de veículos leves, automóveis e vans, por exemplo, foi um dos motivos que levou a União das Associações de Pescadores da Ilha – Uapi a articular um encontro entre a direção da Laguna Navegação, que detém a concessão da travessia, o prefeito Everaldo dos Santos, vereadores, Polícia Militar e moradores, que pediram e protocolaram o desconto de 50% para quem é da região da Ilha.

A Laguna Navegação atua no serviço há cerca de 35 anos. Umas das lideranças comunitárias e que mais intervém em defesa dos descontos é Maria Aparecida dos Santos Ramos. “É um assunto de grande importância para nós. Agradecemos a presença de todos no encontro, que serviu para criar uma comissão que estará reunida na próxima semana no gabinete do prefeito, para dar continuidade à questão”, resume.

Everaldo mencionou a organização de um estacionamento para veículos que são deixados por condutores que optam em atravessar a balsa a pé. Em relação à fila da balsa, a direção da empresa Laguna Navegação se comprometeu em manter seis funcionários para orientação, para que a pista fique livre para quem vai sentido balsa-Ponta da Barra. Também na próxima semana, será iniciado o cadastro dos veículos das comunidades citadas.

Colaboração: Rafael Andrade / Comunicação Prefeitura de Laguna

[soliloquy id=”153987″]