Educação

Mudanças no ENEM

Foto: Divulgação

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No último final de semana aproximadamente seis milhões de estudantes participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, instituído em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio no país, bem como servir de parâmetro para o Ministério da Educação elaborar políticas para a melhoria do ensino brasileiro por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionas – PCNs. Nessa trajetória de dezessete anos, o programa passou por muitas inovações para hoje chegar num patamar que merece ser valorizado, tanto pelo nivel da prova quanto pela utilização dos resultados obtidos pelos alunos. Só fazendo uma retrospectica histórica poderemos emitir críticas e opiniões sobre o assunto.

Criado em 1998, o objetivo era avaliar o desempenho do estudante ao concluir a educação básica brasileira, buscando subsidios para a melhoria da qualidade de ensino. Servia também para ingresso em cursos superiores em faculdades particulares pelo ProUni. O modelo de prova constava de 63 questões aplicadas em um dia apenas e foi adotado até o ano de 2008.

Em 2009 o exame sofre significativa alteração passando a ser realizado em dois dias, contendo 180 questões objetivas e uma questão de redação. Com a proposta de unificar o concurso vestibular das universidades federais brasileiras, também começou a ser utilizado como exame de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada); para aquisição de bolsa de estudo integral ou parcial em universidade privada através do ProUni. Desde então o número de inscritos vem aumentando, e os conteúdos cobrados trazem muita qualidade exigindo do estudante mais preparação, mais maturidade, mais seriedade.

Acabou o tempo em que jovens bem criados, mas mal educados desrespeitavam os educadores com redações abusivas e descabidas, pois à desclassificação é maior punição que podem receber. A insistência no uso de equipamentos eletrônicos proibidos leva ainda muitos participantes a serem lançados fora da competição, mostrando a eles que regras existem para serem cumpridas. Da mesma forma, a falta de pontualidade deixou muitos deles chorando nos portões, para que não chorem futuramente quando o mercado de trabalho os rejeitar pela falta de responsabilidade. Pelos dados do Ministério da Educação, apesar de todo trabalho de conscientização, ainda foram registrados 740 casos de desrespeito às normas, levando à eliminação os fraudadores. Serão esses os futuros corruptos e corruptores do país, que juntar-se-ão a tantos que já existem.

Registre-se aqui a qualidade pedagógica do conteúdo cobrado nas provas, desde a redação que levou o jovem a refletir e buscar soluções para o grave problema da violência contra a mulher, em todos os sentidos, até a resolução das questões objetivas que exigiram maior habilidade de interpretação e profundidade de conteúdo, levando os professores a refletirem que o ENEM não é mais uma provinha qualquer, mas sim uma maneira de aperfeiçoar a cada dia o processo de ensino e aprendizagem. A escola é responsável pelo sucesso das gerações.