Vereadores, convidados, voluntários e alunos e compareceram para a Sessão Especial na APAE na noite dessa quarta-feira, dia 21. A entidade sediou a 20ª edição da Olimpíada das APAEs de Santa Catarina, e o evento foi uma proposição do vereador Júlio César Kaminski (PSDB), sendo aprovada por unanimidade pelos parlamentares.
“É uma alegria muito grande e um privilégio participar de um momento tão importante pelos trabalhos que são conduzidos pela APAE e pelo o que ela significa para a cidade de Criciúma. Devido a esse trabalho que ela desenvolve, é mais do que justo prestar essa homenagem. Esse trabalho faz com que as pessoas tenham a oportunidade de aprender e ensinar” afirmou o vereador, autor da homenagem.
Agraciado pela homenagem o presidente da Apae, Luiz Sidney Citadin, aproveitou para citar as outras APAES presentes no evento e agradecer todos aqueles que contribuem com a instituição. “Queremos agradecer a Câmara de Vereadores e aos demais que contribuem para o trabalho desses atletas que são um exemplo para a sociedade”, disse o presidente.
O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, vereador Ricardo Fabris, ressaltou o sentimento de superação que se depara quando visita o ambiente. “A gente sai daqui renovado. Mas para chegar nisso existe todo um trabalho feito pelos funcionários, professores, que é o carinho, com os alunos. E quando os voluntários assumem isso traz toda essa felicidade. Criciúma pede por isso e as famílias também”, complementou.
Durante a sessão o público pôde conferir um vídeo institucional que apresentou um pouco do trabalho realizado na APAE de Criciúma. A sessão encerrou com a entrega da placa em homenagem à instituição.
Relembre – As Olimpíadas das APAES constituem um grande marco na vida de alunos-atletas, uma ação transformadora e que está consolidada entre as principais competições formadoras de novos talentos para o desporto de Santa Catarina na área da pessoa com deficiência.
Criciúma foi escolhida para sediar a vigésima Olimpíada das APAES de Santa Catarina, que ocorreu em setembro A realização das Olimpíadas pela Assembleia Legislativa, através da comissão de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, beneficiou diretamente alunos/atletas das APAES, em várias modalidades promovendo a inclusão através da prática desportiva, integrando os participantes e ampliando as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. Nesta perspectiva, realizar e apoiar a Olimpíada das APAES de Santa Catarina significou manter o propósito de socialização e estimular a inclusão social, objetivo do poder público.
A manutenção das APAES da Região Carbonífera conta com o apoio o Governo do Estado, através de convênios da SDR (fundo social), da Fundação Catarinense de Educação Especial, e do Poder Municipal e doações da sociedade em geral.
Colaboração: Jessica Rosso