Educação

ENEM 2015

Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet

Neste final de semana mais de sete milhões de jovens enfrentarão o grande desafio do Exame Nacional do Ensino Médio na busca da realização do grande sonho: o acesso ao ensino superior, objetivando a realização pessoal e profissional, num mundo repleto de inovações onde só há lugar para quem faz a diferença.  E fazer a diferença significa enfrentar desafios com disciplina, comprometimento e responsabilidade.  

O Enem, além de ser uma forma de acesso a vagas em universidades federais, programas de bolsa de estudos e financiamentos estudantis, é uma prova de alto nível por ser um instrumento estruturado com base nas  competências e habilidades que todo cidadão deve desenvolver.  O estilo de avaliação é uma forma inovadora que  incentiva o raciocínio trazendo questões que mensuram  o conhecimento por meio de um enfoque interdisciplinar, questões contextualizadas que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não apenas informações memorizadas. Mas, para isso é necessário que o aluno prepare-se com antecedência, ao longo de sua trajetória estudantil, não deixando para estudar apenas nos dias que antecedem às provas, porque o conhecimento se constrói cotidianamente. Todos os dias, a cada nova situação que vivemos  temos oportunidades de aprendizagem, que somadas ao longo dos tempos formam o grande patrimônio que precisamos para sobreviver num mundo repleto de competições e inovações: a sabedoria, que nada mais é do que o exercício da cidadania a partir das competências adquiridas no decorrer da vida.

É natural que a ansiedade tome conta dos principais atores no processo nos dias que antecedem ao exame, mas é possível evitar que transtornos aconteçam desde que se adotem alguns princípios básicos capazes de manter o equilíbrio e garantir o sucesso. E qual a melhor maneira de buscar o equilíbrio para ser bem sucedido?

Você já deve ter estudado bastante no decorrer do ano e agora o momento é de calma para evitar o estresse e o insucesso. Para isso, reveja os conteúdos sobre os quais ainda pairam dúvidas, mas reserve horas suficientes para uma boa noite de sono, pois ao dormir você recarregará as energias e estará com disposição para raciocinar com lógica e coerência. De nada adiantará adentrar nas noites em cima dos livros porque nosso cérebro tem um limite e deve ser respeitado; o sono refaz o organismo que nos permite  fixar melhor o que já aprendemos. Uma alimentação saudável também contribui para o bem estar; ingerir bastante água, chocolate, uma fruta, são formas de repor as energias que o cérebro consome durante a atividade de pensar.

Mas, de todas as orientações a que mais pesará para o sucesso é, sem dúvida, o domínio da norma padrão da língua portuguesa, pois é por meio dela que se entende o mundo. Dominar o uso da língua significa dizer que temos de ser capazes de ler, compreender, interpretar para buscar soluções para os problemas propostos. Tornamo-nos cidadãos respeitados quando sabemos expressar com clareza nossos conhecimentos contribuindo para as mudanças  tão presentes e urgentes em nossos dias, a começar pela boa preparação para as “provas” que nos serão impostas pela vida.