Educação

Professor e criança

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dentre as várias comemorações que ocorrem no mês de outubro, duas merecem destaque especial por lembrar as personalidades mais importantes da sociedade: Professor e Criança, as duas forças que movem o mundo. Na criança está a esperança de um futuro melhor; no professor a responsabilidade de formá-la para a inserção e atuação no mundo incerto que a espera.

Ao entregar um filho à escola, os pais estão confiando seu maior patrimônio nas mãos do professor para que seja responsável pelo seu crescimento tanto intelectual quando pessoal. Em casa os filhos têm como modelo os pais; na escola buscam nos professores referência para construção de sua autonomia e liberdade. Assim, a escola representa a transição da criança para o mundo, por isso cabe ao professor o compromisso de promover, orientar, mediar, motivar fazendo a gestão da aprendizagem de forma prazerosa e transformadora  para que o aluno se sinta parte integrante do processo, e não mero espectador.

Nesse contexto é preciso que a escola leve em consideração que os alunos, mesmo os pequeninos, são construtores de conhecimentos e precisam ser respeitados nas suas individualidades, pois trazem consigo uma bagagem que associada a outras, constrói um novo conhecimento, ficando claro que tudo que é construído em grupo é superior ao individualizado. Significa trabalhar as diferenças aceitando as individualidades, mas dizendo não ao individualismo, pois o coletivo vai muito além, sua ação tem muito mais intensidade. A educação foi e sempre será um desafio para os professores, porque se não o fosse, seria sem sentido, monótona, sem vida. Cada aluno é um terreno fértil, preparado, pronto para receber a semeadura e frutificar, mas tudo precisa ser feito com muito amor e cuidado.

O mundo evolui rapidamente, assim também o ser humano e o professor outrora mero transmissor de conhecimento, hoje é mediador, o incentivador, aquele que aponta o caminho, dando ao aluno possibilidades para caminhar sozinho. Passou o tempo em que o professor falava e o aluno só repetia… Hoje aprendemos uns com os outros; o conhecimento está em todos os lugares, basta que nos apropriemos dele. É uma nova sociedade que se impõe. Para acompanhar esta evolução é preciso que o professor ensine a pensar, desperte a curiosidade e a alegria de buscar o novo, provoque a inteligência de cada um fazendo com que descubram as respostas para suas ansiedades e dúvidas.

Professor e aluno devem caminhar lado a lado na construção do conhecimento. Mas, para isso é preciso que ambos estejam sejam preparados, pois são necessárias habilidades especificas atitudes e convicções. É preciso acreditar que é possível derrubar as barreiras que impedem a construção de uma sociedade mais justa e feliz.

Professor, a matéria – prima do teu trabalho é o maior presente de Deus. Trabalhe-a com esmero e tua vida será só de felicidade. Não esqueças nunca que o teu trabalho tem um grande impacto social, pois repercute diretamente no desenvolvimento do país.