A Indicação nº 41 de 2015, solicitando ao prefeito de Orleans, Marco Antonio Bertoncini Cascaes (PSD), que seja feita a restauração da quadra de esportes e do parque do distrito de Pindotiba, de autoria do vereador Cristian Berger (PPS), o Kiki, gerou polêmica na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de segunda-feira (13). Mesmo assim, ela foi aprovada por seis votos a quatro, sendo rejeitada apenas pelos vereadores de situação Valter Orbem, Elisabete Menegasso Bagio, Edésio José Marchioro e Rodinei Pereira.
Para defender a indicação, Kiki falou sobre os benefícios das praças nos municípios. “Os valores atribuídos às praças possuem três categorias: ambientais, funcionais, estéticas e simbólicas. O primeiro diz respeito ao espaço livre ocupado pela vegetação das praças que permite melhoria na ventilação urbana, além disso, as árvores promovem o sombreamento das ruas e os canteiros não irradiam tanto calor quanto asfalto ou piso de concreto. Propiciando controle da temperatura, a coberta vegetal permite melhoria na drenagem das águas pluviais e proteção do solo contra a erosão”, afirmou ele.
“Quanto aos valores funcionais, diz respeito à opção de lazer urbana, ponto de encontro das pessoas, local aberto para apreciação de paisagem, além de disporem muitas vezes de outros atrativos destinados ao lazer, como coretos, apresentações culturais, fontes que jorram água, bancos para descanso, quiosque, tenda de lanches, ciclovia, parquinhos, barras de ginástica, pista de caminhada e entre outros. Já os valores simbólicos representam o papel de identidade do município, relacionados à carga histórica, e os estéticos, por sua vez, são relacionada à cor, forma e textura de cada parte visível que a integram”, destacou.
Ele completou falando sobre a situação no distrito. “Hoje fiz uma indicação sobre a restauração da quadra de esporte e do parque do distrito de Pindotiba. É sabido que será feito um projeto de quadra coberta na Praça de Pindotiba. A minha opinião é de que se consulte a população, pois conversei com moradores que acreditam que ela poderia ser construída em outro local, pois a Praça tem um valor grande para eles. Então eles devem ser ouvidos antes da construção. Hoje, infelizmente, o espaço está mal cuidado, refletindo o descaso das autoridades públicas, que não veem a Praça com importância. Claro que há pessoas que são a favor do local para a construção do ginásio de esporte, outras acreditam que deve ser construído na escola para beneficiar as crianças nos dias de chuva. Em minha opinião, poderia ser construído no antigo ginásio, que caiu, ou na escola ou ainda no estádio municipal”, sugeriu.
O vereador Antonio Dias André (PMDB), o Geada, morador de Pindotiba, também se manifestou. “O que mais me importa nisso tudo é saber que o PMDB, que é o meu partido, conseguiu R$ 400 mil pra fazermos uma quadra coberta. O importante é trazer recursos. O mais importante hoje nem seria brigar pelo local, mas se uns querem em um lugar e outras pessoas querem em um local diferente, que se faça um trabalho técnico e não político. Que se procure um sociólogo, para ver onde vai atingir a sociedade, engenheiros e outros profissionais que possam dar um parecer técnico. O objetivo é usar o dinheiro de forma a satisfazer a todos”, destacou.
Osvaldo Cruzeta (PP) defende que a comunidade deve ser consultada. “Quando votamos, sabíamos que Pindotiba merecia. O PMDB conseguiu o recurso, mas nada impede que o prefeito coloque mais R$ 400 mil e faça um ginásio, que é bem melhor que uma quadra coberta. Temos ginásio de esporte em várias outras localidades, como Rio Novo, Brusque, Barracão, Boa Vista, e em Pindotiba, que é o maior e mais populoso distrito do município, não tem. Lá já teve ginásio de esporte e, infelizmente, o vento levou. Então por que não? Devem ser respeitados os dois lados da opinião, deveria ser feito uma pesquisa e a decisão deve ser tomada tendo em vista a vontade da maioria”, opinou.
O presidente da Casa Legislativa, vereador Mário Coan (PSDB), propôs alternativas. “Se vamos decidir pela construção de um ginásio ou pela cobertura de uma praça, existe em nosso Plano Diretor algo muito interessante, em que deveria ter espaços públicos para a utilização da população. Acredito que todos os bairros mereceriam uma academia ao ar livre, por que isso é acessível apenas para algumas pessoas? Isso é saúde preventiva. A gente poderia fazer um estudo de impacto de vizinhança e uma audiência pública. Pindotiba aguarda e merece um ginásio de esporte e precisa de espaços de lazer e nós não vimos isso lá. A demora em fazer as coisas é tanta que, mesmo o Galego, que faz parte do governo do município, precisou fazer três indicações ao qual nós apoiamos. É melhor uma Praça do que nada, mas se puder escolher, é muito melhor a construção do ginásio de esporte. Tenho certeza que a população participaria para a arrecadação de recursos, mais comunidades já fizeram rifas e outras iniciativas para alcançar suas reivindicações”.
O vereador Rodinei Pereira (PSD), o Galego, se posicionou contra. “No dia 10 de maio de 2013, eu fiz uma indicação ao prefeito para que fosse feito reforma e cobertura da quadra de esporte do distrito de Pindotiba. Os vereadores apoiaram e votaram por unanimidade a indicação que foi feita. Depois, no início de 2014, eu e o vereador Valter Orbem fizemos uma emenda parlamentar pedindo duas quadras cobertas, uma para Pindotiba e outra para o Rio das Furnas. Foi aprovada pelo deputado estadual Ronaldo Benedet, o projeto hoje está em andamento na Caixa Econômica, já em fase de liberação para executar a obra. A empresa já ganhou a licitação. Eu queria deixar claro também que a obra que vereador Kiki postou nas redes sociais dizendo que era o ginásio que estava sendo fabricado e que ia ser feito naquele local, não é um ginásio, é reforma da quadra com cobertura e revitalização da Praça, com iluminação, com banco e com academia ao ar livre para a comunidade. No dia 12 de maio de 2014, fizemos de novo a indicação para revitalização da pracinha de Pindotiba, com melhorias na iluminação e novos banco. Nós viemos cobrando do prefeito e, agora que vai sair, tem uma meia dúzia de pessoas pedindo para que as pessoas não aceitem que se faça essa quadra coberta, dizendo que é um ginásio e que deveria ser feito em outro local, mudando a versão da coisa”.
Valter Orbem (PSD) é da mesma opinião de Galego. “Mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas a nível nacional, refletindo no município, há obras sendo feitas. Na Pindotiba, é uma quadra coberta e conseguimos o valor junto ao deputado. Eu estive olhando a Praça e acredito que não há condições de ela ser reformada. A praça é igual a uma casa, é mais fácil desmanchar e fazer nova. É difícil recuperar com qualidade. Há uma quadra licitada para Pindotiba e deverá ser toda revitalizada a Praça com uma quadra. Acredito que na próxima semana se dê a ordem de serviço. Então peço que votem pela rejeição da indicação”, sugeriu.
Obras na Rua Professor Maia
Osvaldo Cruzeta cobrou também agilidade na obra da Rua Professor Maia, no bairro Lomba. “Eu estive passando pela Rua Professor Maia e me deparei de novo com vários buracos. Foi tirado o asfalto novamente e encontrei vários pés de flores plantados no meio da pista, nos buracos lá expostos. Demora-se muito para resolver essa situação. Quando se tira o asfalto, que se coloque em seguida, com a tecnologia que temos hoje, não é algo difícil. A falta de agilidade põe em risco a população e dá chances para acidentes de trânsito. As pessoas pagam impostos e a demora irrita a população”, afirmou ele.
O vereador Valter Orbem deu satisfação a respeito do caso. “Eu conversei com o secretário de Obras e ele relatou que a empresa licitada afirmou que deve-se ter pelo menos 48 horas de sol para que seja feito o trabalho. Nós estamos vivenciando um tempo com muita chuva e a qualidade do trabalho não seria o mesmo. Outros pontos do município já foram recuperados com qualidade, então esperamos nos próximos dias, pois a previsão é de um tempo bastante chuvoso até o fim dessa semana”, justificou.
Ordem do Dia
Foi aprovada por unanimidade a Indicação nº 40 de 2015 para que o Legislativo conceda espaço na tribuna da Câmara de Vereadores, no dia 26 de outubro, para a representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer fazer explanações a respeito das atividades desenvolvidas pela entidade neste mês. A indicação é de autoria de Valter Orbem, Elisabete Menegasso Bagio, Edésio José Marchioro e Rodinei Pereira, todos do PSD.
[soliloquy id=”151801″]