Poder Legislativo

APAE de Orleans é homenageada na Câmara de Vereadores

Na reunião da Câmara de Vereadores de Orleans de segunda-feira (13), o vereador Edésio José Marchioro (PSD), em nome de todos os outros edis, entregou a placa de homenagem ao presidente da APAE do município, Lourenço Ascari Junior, e ao aluno Sidnei Silva Porfiro, que representaram a instituição. O objetivo foi reconhecer e agradecer aos relevantes serviços prestados em prol da dignidade e inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

“O símbolo APAE foi eleito pelo sexto ano consecutivo como o de mais confiança, de mais credibilidade entre os brasileiros. Quando a APAE foi fundada, há 30 anos, tudo era mais difícil. Hoje, a realidade mudou. Graças ao apoio do poder público e da iniciativa privada, conseguimos manter uma escola especial totalmente gratuita que atende 87 alunos. Por isso, falar da APAE é muito gratificante. Lá, trabalhamos três grandes áreas: saúde, assistência social e educação”, destacou o presidente.

Conforme Lourenço, a APAE de Orleans é referência em Santa Catarina e conta com a atuação de 18 profissionais na área da pedagogia, duas fisioterapeutas, uma terapeuta ocupacional, uma psicóloga, uma assistente social, um médico neuropediatra, um médico psiquiatra e uma fonoaudióloga. Além disso, a instituição do município foi reconhecida pela Federação das APAEs como tendo a segunda melhor campanha do estado no programa de Prevenção de Deficiência. Emocionando aos vereadores, Sidnei também fez uso da palavra para contar como é a entidade na visão dos alunos que a frequentam.

“É muito bom estar aqui nesta homenagem da escola que eu estudo e quero representar ela com muito orgulho em nome de todos os meus colegas. Foi na APAE que eu cresci, eu entrei lá quando eu tinha uns três anos. Eu cresci gostando da APAE. Lá, a gente faz amigos e aprende tudo do bom e do melhor. Todos os dias, eu ajoelho em cima da minha cama e agradeço por mais um dia na APAE. Minha família sempre pergunta como foi meu dia e eu sempre digo: 'hoje foi muito bom, participamos de corrida, de dança'. Graças à APAE, conhecemos o parque do Beto Carrero. Lá é minha segunda casa, os professores são segundos pais e mães e colegas são segundos irmãos. Quando estamos de férias, bate uma saudade louca e chegamos até a sonhar com a APAE. Minha mãe me matriculou lá e vou ficar até meu último dia. Por causa da escola, hoje tem amigos meus que estão no mercado de trabalho. Eu não posso, eu recebo meu aposentinho. Eu quero agradecer aos vereadores e ao prefeito. Lembrem-se sempre da nossa escola e, quando quiserem nos visitar, a porta estará sempre aberta. Muito obrigada!”.

O presidente falou ainda de outras atividades da entidade. “Na APAE de Orleans, que mantém a escola especial, nós temos uma oficina terapêutica protegida, onde os alunos fabricam estopas. Elas são vendidas para empresas do município, tais como lavações, funilarias, indústrias plásticas etc. Os recursos arrecadados são aplicados nas tarefas que os alunos desejam fazer. Eles já conheceram o Beto Carrero, realizam piqueniques em sítios da região, já foram em uma pizzaria para confraternizar. Agora, recebi uma solicitação dos alunos, por meio do autodefensor Adriano, dizendo que querem conhecer a ponte de Laguna. Nós já estamos nos articulando e vamos realizar a vontade deles. A entidade é fruto da comunidade, pois tenho certeza que todos já contribuíram com a APAE de Orleans. Muito obrigada”, agradeceu ele.

Palavra dos vereadores

Os vereadores fizeram uso da palavra para homenagear a APAE. A primeira a falar foi Angela Maria Fenili Bratti (PP). “Como educadora, eu queria deixar uma mensagem para as professoras da APAE, que fazem com que a entidade chegue aonde chegou, graças também ao carinho de todos os profissionais que por ela passaram. Lá há um calor humano muito grande. Ver as crianças lá todos os dias é um exemplo de vida. Todos os orleanense se orgulham de vocês”, afirmou.

O vereador Antonio Dias André (PMDB) se emocionou durante a declaração e foi aplaudido pelos presentes na sessão. “Eu via a APAE de fora, de longe. Mas depois que fui visitar, eu vi como é bom ver a APAE de dentro. Vou ser bem sincero para vocês, o que eu vi lá mexe com qualquer pai. Você vê um adulto agindo como criança, querendo te agradar e te mostrar amor. Aqui fora, muitos não fazem isso, mas lá isso há de sobra. O trabalho é muito bem feito. Nós sentimos no coração o valor que a APAE tem no município”.

Osvaldo Cruzeta (PPS), por sua vez, elogiou a forma como a entidade é administrada. “Os trabalhos voluntários para administrar entidades com tão poucos recursos são feitos graças à boa gestão e ao atendimento igualitário para todos que procuram a instituição. O carinho e amor que é dado para as pessoas são os mesmos que faltam nos atendimentos públicos. São atendimentos totalmente grátis para as pessoas, através do auxílio do poder público e da população. Gostaria de parabenizar a todos que trabalham na APAE, tive uma irmã que frequentou e todos foram muitos solidários no momento em que ela faleceu. Quem tem um familiar lá sabe da importância. É referência no estado e será também a nível de país. Parabéns a todos e continuem com esse belíssimo trabalho”.

Edésio José Marchioro (PSD) também falou como familiar de um aluno da APAE de Orleans. “Orgulho-me de poder dizer que participo da APAE há mais de 25 anos, até porque tenho uma filha que frequenta aquela escola. Imagina o que sentimos com o trabalho feito na entidade. Tenho orgulho de dizer que minha filha frequenta a APAE de Orleans, pois sei do carinho, da competência e da dedicação. Minha filha vai às 7h30min e volta às 17h. E como disse o Sid, eles vão para a casa durante as férias e sentem muitas saudades da escola e dos amigos, apesar do amor que damos, pois ela é o eterno bebê da família, mesmo com 34 anos, e ela sempre será”, destacou.

O presidente da Casa Legislativa, vereador Mário Coan (PSDB), completou a fala de Antonio Dias André. “Como o Geada falou, é um adulto que, muita vezes, tem comportamento criança e que não mente, é espontâneo. Então esse depoimento é muito sincero. Cuidar de pessoas que necessitem de atendimento especial não é uma tarefa fácil, o atendimento é diferenciado e acredito que é um atendimento personalizado para cada aluno. É nítido que os familiares e alunos estão satisfeito, tanto quanto os profissionais que lá atuam. Sendo assim, não tem como nós vereadores não estarmos. Por isso, nos deixamos sempre à disposição para apoiar a APAE em tudo que for necessário”.

O líder do governo, vereador Valter Orbem (PSD), representou o Poder Executivo em sua fala. “Por mais que a gente fale do trabalho, só quem vai lá e acompanha sabe da dedicação dos funcionários e da alegria dos alunos. O prefeito de Orleans, como médico, entende que seria importantíssimo e afirmou que irá lutar, dentro das possibilidades, para a contratação por mais 20 horas de um profissional que atue no PediaSuit, atendendo a solicitação do Geada. Parabéns a todos pelo trabalho desenvolvido”, finalizou Valter. O aluno Elias da Silva Celso também fez questão de agradecer à homenagem. “Eu quero agradecer, muito obrigada vereadores, muito obrigada”.

[soliloquy id=”151787″]