Uma das obras mais imponentes da gestão do prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, nestes dois anos e dez meses de mandato, o asfalto na avenida João Marronzinho, está com 100% das pistas pavimentadas e liberadas aos motoristas.
A Setep, empresa responsável pelos trabalhos, concluiu o último trecho recentemente – nas proximidades do Tourist Hotel – com a camada de asfalto emborrachado. A via é uma das principais da Cidade Juliana e liga a BR-101 via SC-436 às praias do Mar Grosso e Gi, e também dá acesso ao Centro Histórico via Morro da Glória.
As obras complementares, como a sinalização e a construção de rótulas e ciclovias, segue dentro do prazo, segundo o diretor de operações da Setep, Antonio Rafael Isidoro Netto. “Ainda faltam alguns detalhes como trechos de meio-fio, calçada, aterro de canteiro, nivelamento, sinalização horizontal e vertical. Esses procedimentos deverão ser concluídos até o fim do primeiro trimestre do próximo ano”, informa.
A rótula de acesso à avenida no ponto norte, bem em frente ao hotel, foi reduzida, o que possibilita melhor visualização e incursão dos condutores. O mesmo procedimento foi executado na rótula sul, entre a avenida Calistrato Müller Salles e a João Marronzinho.
A reivindicação de asfalto é bem antiga por moradores, veranistas e turistas. A conclusão do trecho pavimentado responde a um dos principais anseios do prefeito Everaldo, que cobrou recursos à obra incessantemente do governo do estado. “É um trabalho de qualidade que vai entrar para a história de Laguna”, frisa o chefe do executivo.
De acordo com a secretária de Planejamento Urbano e Habitação da prefeitura, Grazielle Sitônio, a obra segue no prazo. O material utilizado do tipo emborrachado oferece maior resistência. “Esse asfalto tem mais durabilidade e apresenta menos ruídos”, explica a secretária. Existe um planejamento de erguer um pórtico no acesso norte da cidade, nas imediações da popular rua da Granja.
A avenida tem cerca de dois quilômetros de extensão. Atravessa o condomínio residencial Laguna Internacional. “Essa obra é um dos nossos compromissos. Laguna já tem uma nova 'cara', pois esta via é um novo cartão-postal”, destaca o prefeito. A pavimentação tem apoio do governo do estado e está avaliada em aproximadamente R$ 13 milhões. Os recursos são do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE.
Detalhes do projeto
A avenida tem pista dupla dos dois lados, cada uma com 3,5 metros de largura e acostamento com 1,5 metro, além de canteiro central de dois metros. O lado direito da pista possuirá uma faixa de passeio para pedestres com 2,5 metros. Já o esquerdo, terá ciclovia e faixa de passeio, ambas com 2,5 metros de largura, separadas por um canteiro central de um metro.
A avenida estava com adensamento e a drenagem era insuficiente. Não tinha saída de água adequada. Além de problemas na pavimentação, que estava precária. A drenagem proposta foi feita com caixas coletoras bocas de lobo para o deságue pluvial da pista. O projeto prevê, ainda, rampas de acessibilidade e sinalização vertical e horizontal.
Colaboração: Rafael Andrade / Comunicação Prefeitura de Laguna
[soliloquy id=”151628″]