A estudante Júlia Guizoni Danielski, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, ficou em primeiro lugar no concurso de fotografias "Eu e o Patrimônio Cultural", promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em todo o país. O resultado foi anunciado na última sexta-feira (2).
Júlia registrou uma imagem da estátua da Nossa Senhora da Glória no município. O monumento tem oito metros, foi idealizado pelo padre Gregório Warmeling e construído em 1953 pelo casal alemão Alfredo Staege e Elisa Faccio Staege."Posso afirmar veementemente que, sem a inserção do curso na cidade histórica, meu olhar para a preservação e para o patrimônio cultural não seria desenvolvido com tanta paixão", destaca.
O concurso estimulou a produção de fotos sobre monumentos, igrejas históricas, festas e manifestações culturais do Brasil e sua relação com a sociedade civil, que foram divulgadas para votação popular na página do Iphan no Facebook. Ao todo, houve mais de 400 participantes.
Os três melhores colocados ganharam publicações e terão suas imagens, assim como os demais candidatos, presentes em uma galeria do site do instituto.